Ator que fez Jaspion morre no Japão, aos 64 anos
Hikaru Kurosaki, dublê e ator que fez o personagem Jaspion, morreu nesta quinta-feira, no Japão, aos 64 anos
Por Da redação.
Fonte: SBT News
O dublê e ator Hikaru Kurosaki, que fez o personagem Jaspion, morreu no Japão nesta quinta-feira (2), aos 64 anos, de causas não informadas. A notícia foi confirmada por um amigo do artista através das redes sociais.

Protagonista da série “O Fantástico Jaspion”, que teve muito sucesso no Brasil devido à exibição na Rede Manchete, Kurosaki morava em Okinawa há décadas.
"Com pesar, comunicamos o falecimento do Sr. Kurosaki, da Mother Earth, membro da Associação de Mergulho de Motobu. Há mais de 30 anos, desde que ele chegou à cidade, compartilhamos desafios e conquistas. Mesmo sem dizer palavras, a presença um do outro sempre foi um apoio. Sua partida é profundamente lamentável. Que descanse em paz", escreveu Masaki Sekiguchi, amigo do ator.
Nascido em 31 de janeiro de 1962, com o nome de Seiki Kurosaki, o ator iniciou a carreira como dublê na Japan Action Club (JAC), escola fundada pelo astro Sonny Chiba e responsável pela formação de diversos artistas especializados em cenas de ação.
Antes de alcançar o estrelato, participou de produções do gênero tokusatsu, atuando como dublê em séries como a versão japonesa de Spider-Man.
O reconhecimento internacional veio em 1985, quando foi escolhido para viver Jaspion, protagonista da série produzida pela Toei Company. Além da atuação, Kurosaki executava boa parte das cenas de ação do personagem, embora a armadura do herói fosse vestida por um dublê nas passagens de combate.
Após o fim de Jaspion, Hikaru Kurosaki participou de alguns filmes voltados ao público infantil e familiar. No início da década de 1990, porém, decidiu deixar definitivamente a carreira artística.
Segundo o próprio ator contou em entrevista à revista brasileira Henshin, em 2001, a decisão foi motivada por desentendimentos com Sonny Chiba. Desde então, passou a viver em Okinawa, onde trabalhou como instrutor e guia de mergulho. Também fundou a escola Mother Earth, tornando-se uma figura conhecida entre os profissionais da atividade na região.
Kurosaki foi casado com a atriz e dublê Yuko Asuka, intérprete da vilã Farrah em Bioman. Ela morreu em 2011. O casal não teve filhos.
Vale lembrar que em 2022, outro ícone da cultura geek morreu: o ator Jason David Frank, que intepretou o personagem Tommy Oliver, na franquia Power Rangers.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
