NOVOS TEMPOS: O que há por trás das propagandas de homens vestidos de mulher?
NOVOS TEMPOS: O que há por trás das propagandas de homens vestidos de mulher?
Em 2015, uma campanha publicitária da marca de cosméticos O Boticário para o Dia dos Namorados gerou polêmica. A peça mostra diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes. Não demorou muito para ser alvo de protestos, ameaça de boicote à marca nas redes sociais e até denúncia ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
Afinal, a peça era “desrespeitosa à sociedade e à família”. Pouco mais de dois anos se passaram e a temática reaparece. Porém, de uma forma mais ‘suave’. De olho no público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), as empresas têm apostado cada vez mais suas estratégias de marketing no setor.
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Atualmente, três atores Paulo Gustavo, Nelson Freitas e Fábio Porchat estão na ‘crista da onda’ e, aos poucos, quebram estereótipos. Personagem do humorista Paulo Gustavo para o filme ?Minha Mãe é uma Peça?, Dona Hermínia deixa as telas do cinema para estrear na publicidade em campanha do Banco do Brasil. De forma bem humorada, a história gira em torno de sua vizinha que não tem dinheiro para reformar a cozinha. A personagem sugere então que a vizinha pegue crédito no Banco do Brasil.
Para falar sobre o serviço pré-pago, Fábio Porchat aparece vestido de personagens femininas, que de maneira divertida contam como funciona a ferramenta. Em cada um dos filmes, Porchat interpreta, de forma carismática, um personagem diferente, como uma mãe de família, um adolescente e um avô à moda antiga.
Por fim, consagrado por seu lado humorístico, Nelson Freitas, contracena consigo mesmo em diferentes papéis. Em dois deles, o ator aparece como uma dona de casa e uma jovem adolescente. Criada pela agência pernambucana BG9-, o filme se baseia no conceito ?Limpeza para toda família?.
MUDANÇAS
Para o publicitário Helder Florentino, a “versatilidade dos atores em se travestirem em tais propagandas, favorece uma maior aceitação de tais personagens se comparando a um ‘perfil real'”. Ainda segundo ele, a publicidade brasileira tem “refletido e acompanhado as mudanças atuais”.
“Hoje, existe necessidade grande na venda não do produto, mas, sim, principalmente, da marca. Não é falar da causa LGBT por falar… por obrigação. Mas, sim, adequar-se ao cenário atual, mostrar as mudanças às pessoas e que isso se torne algo natural e não, negativo”, diz em referência às conquistas do mundo LGBT.
Já para o ativista da causa, Gésner Braga, “não é nada de novo ” as empresas de publicidade lançarem luz à temática. Para ele, as agências, de fato, têm utilizado o tema com maior intensidade ultimamente. “Nos casos que vi (as campanhas da SKY, Brilux e Banco do Brasil) eu observo que o recurso é mais utilizado para despertar o humor , porém tem explorado esteriótipo de gênero. Eu sou ativista social… essa abordagem não me agrada muito”, ressalta.
Para Gésner, que também é jornalista, é preciso “romper os esteriótipos”. “Eu acho que é essa minha função. E prefiro as propagandas que exploram mais essas rupturas, que apostam numa abordagem mais da vida de um gay, de uma lésbica, de uma pessoa trans. Ou então, situações que realmente rompem essas normas culturalmente impostas. A exemplo da propaganda de uma garota com roupa de bailarina ensaiando golpes de artes marciais”.
A peça em questão é da empresa de telefonia Vivo. Em seu novo comercial, produzido pela agência Africa, a marca traz uma menina que não se contenta apenas com o clichê de fazer balé, e usa a internet para aprender outras artes. Ao som de uma nova versão de ?I?m Free?, a Vivo convida seus clientes a ?fazer novas buscas? para ?viver menos do mesmo?. Confira:
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