Maio Laranja: MP-BA lança campanha contra violência sexual a crianças e adolescentes
No último sábado, foi celebrado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O mês de maio é dedicado a ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha, batizada de Maio Laranja, foi instituída por meio da lei federal de número 14.432, de 3 de agosto de 2022.
A norma estabelece que durante o mês de maio de cada ano, em todo o país, sejam realizadas atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual da população infanto-juvenil.
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) lançou a nova campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. No último ano, foram registrados mais de 5 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no estado.
Ver essa foto no Instagram
O conceito lançado pela campanha "Se você repara, deve ajudar a parar” convoca todas as pessoas a observarem os sinais de abuso e denunciarem o crime.
As vítimas de violência sexual, geralmente, apresentam alterações no comportamento, que variam conforme a idade, características da família, tipo de abuso ou exploração ao qual foi exposta e a forma como a família, a escola e a comunidade lidam com o ocorrido.
LEIA MAIS: Maio Laranja: escolas de Salvador recebem orientações de combate ao abuso sexual infantojuvenil
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).