Israel ataca instalação da ONU em Gaza e deixa 22 mortos

Crianças e mulheres estão entre as vítimas do ataque de Israel a Gaza

Por Da Redação.

Um bombardeio israelense atingiu uma instalação médica da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira (2), matando pelo menos 22 pessoas, incluindo mulheres e crianças, no campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza. 

Israel ataca sede da Onu em Gaza. Foto: reprodução | X

O ataque ocorre no momento em que Israel anuncia planos de expandir sua presença em Gaza, com a criação de um segundo Corredor Filadélfia – uma zona militarizada que controla a fronteira entre Gaza e o Egito. 

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o prédio em chamas e o caos após a explosão. Veja:

O Exército de Israel afirmou que o local atacado era "utilizado pelo batalhão Jabalia do Hamas para planejar ataques terroristas" e acusou o grupo de "usar civis como escudos humanos". A Autoridade Palestina, porém, classificou o episódio como um "massacre" e pediu pressão internacional para deter a ofensiva.  

Organizações internacionais alertam que os 2,3 milhões de palestinos em Gaza estão à beira do colapso, após meses de escassez extrema e deslocamentos forçados. Segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza – considerados confiáveis pela ONU –, mais de 50 mil pessoas morreram desde o início da guerra, em outubro de 2023.  

O Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou que o bloqueio imposto por Israel há um mês levou à falta crítica de medicamentos essenciais, alguns "próximos do esgotamento". A organização descreveu a medida como "punição coletiva" e destacou a interrupção total de ajuda humanitária e eletricidade, que priva a população de serviços básicos.  

Imagem ilustrativa de ações dos Médicos Sem Fronteiras. Foto: Marcelo Camargo | Ag Br

Com informações do SBT News

Leia Mais: Genial/Quaest: 56% desaprovam governo Lula e 41% aprovam, diz pesquisa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.