Israel ataca instalação da ONU em Gaza e deixa 22 mortos
Crianças e mulheres estão entre as vítimas do ataque de Israel a Gaza
Por Da Redação.
Um bombardeio israelense atingiu uma instalação médica da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira (2), matando pelo menos 22 pessoas, incluindo mulheres e crianças, no campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza.
O ataque ocorre no momento em que Israel anuncia planos de expandir sua presença em Gaza, com a criação de um segundo Corredor Filadélfia – uma zona militarizada que controla a fronteira entre Gaza e o Egito.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o prédio em chamas e o caos após a explosão. Veja:
⚡️BREAKING: 19 Palestinians Killed including 9 children in Israeli Strike on UNRWA Clinic in Jabalia
— Suppressed News. (@SuppressedNws) April 2, 2025
Nineteen Palestinians including 9 children were killed when Israeli warplanes bombed a UNRWA clinic in Jabalia, northern Gaza. Among the victims was a two-week-old baby who was… pic.twitter.com/jg9xfYSFyp
O Exército de Israel afirmou que o local atacado era "utilizado pelo batalhão Jabalia do Hamas para planejar ataques terroristas" e acusou o grupo de "usar civis como escudos humanos". A Autoridade Palestina, porém, classificou o episódio como um "massacre" e pediu pressão internacional para deter a ofensiva.
Organizações internacionais alertam que os 2,3 milhões de palestinos em Gaza estão à beira do colapso, após meses de escassez extrema e deslocamentos forçados. Segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza – considerados confiáveis pela ONU –, mais de 50 mil pessoas morreram desde o início da guerra, em outubro de 2023.
O Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou que o bloqueio imposto por Israel há um mês levou à falta crítica de medicamentos essenciais, alguns "próximos do esgotamento". A organização descreveu a medida como "punição coletiva" e destacou a interrupção total de ajuda humanitária e eletricidade, que priva a população de serviços básicos.
Com informações do SBT News
Leia Mais: Genial/Quaest: 56% desaprovam governo Lula e 41% aprovam, diz pesquisa
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).