Estudante baiano é destaque nacional ao criar papel com planta Espada de São Jorge
Nicolas Ferreira, de 17 anos, participou da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Por Juana Castro.
Um jovem inovador. Assim é Nicolas Moreira, de 17 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio. Apaixonado por ciência, conseguiu produzir papel a partir da folha da planta Espada de São Jorge.
"Como gosto de cultivar plantas (lá em casa tenho muitas), comecei a observar que a folha seca da Espada de São Jorge parecia um papiro, aí liguei pra 'pró' e falei: 'vamos fazer esse trabalho'", disse, afirmando que logo deram "start" nessa ideia.
O projeto sustentável do estudante repercutiu nacionalmente e garantiu a ele a chance de participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em junho deste ano, em Curitiba. "Já pensava em inscrever para alguma feira, alguma coisa, mas não esperava que eu ia chegar tão longe assim", confessa o jovem.
Na reportagem abaixo, de Taiane Barros e Luciano Lima, da TV Aratu, o estudante mostra o passo a passo para a confecção do papel. Confira:
https://youtu.be/5OccEt2yZ7YAcompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).