Diretora de criação é a primeira brasileira negra premiada em 'Oscar' da publicidade
Vídeo da campanha publicitária mostrava Tiana, princesa da Disney, soltando os cabelos
A diretora de criação Gabriela Moura, de 36 anos, tornou-se a primeira mulher negra brasileira a ser premiada como no Cannes Lions 2024, conhecido como o "Oscar" da publicidade mundial. Ela conquistou um Leão de Bronze na categoria de Entretenimento pelo projeto "A Princesa e a Coroa", lançado ano passado. Os vencedores foram anunciados na última segunda-feira (17/6).
Produzido pela Agência Soko,"A Princesa e a Coroa" foi um curta-metragem para uma campanha publicitária estrelada por Tiana, do filme "A Princesa e o Sapo", da Disney, em que a personagem solta seus cabelos crespos, promovendo uma linha infantil da marca Seda. Em entrevista ao site Mundo Negro, Gabriela, falou que o objetivo era "normalizar a beleza negra para as crianças e permitir que fosse celebrada por toda a família".
"Quanto mais mulheres negras estiverem liderando grandes campanhas, mais rica será nossa comunicação e mais amplas serão as mensagens que queremos transmitir", destacou. "Como Angela Davis disse, o sucesso das mulheres negras desafia e reestrutura a sociedade. Estamos falando de visibilidade, valorização e uma indústria criativa mais inteligente", acrescentou.
Antes dessa premiação, no entanto, Gabriela - que hoje é diretora de conteúdo criativo na Agência Talent - já havia conquistado dois bronzes no Cannes Lion, um na categoria PR (Relações Públicas) e um na categoria Glass (cuja finalidade é premiar cases com impacto social) pelo projeto "Uncomfortable Food", para Stella Artois/Ambev, sobre o machismo na indústria gastronômica.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).