Variedades

Coletivo Canarinhos LGBTQ+ lança guia para aproveitar a Copa do Mundo com segurança; é crime ser gay no Catar

A Fifa se comprometeu com uma série de medidas e ações anti-discriminação

Por Juana Castro

Coletivo Canarinhos LGBTQ+ lança guia para aproveitar a Copa do Mundo com segurança; é crime ser gay no CatarCréditos da foto: reprodução/Coletivo Canarinhos LGBTQ+

O Catar tem algumas leis bem rígidas para o que, em outros países, é legalizado. Uma que causou bastante rebuliço - principalmente pelo país estar sediando a Copa do Mundo de futebol e, consequentemente, recebendo visitantes de várias nações - é a que criminaliza a homossexualidade. Sim. Ser LGBT+ é crime no Catar.


Inclusive, na última terça-feira (22/11), o jornalista brasileiro Victor Pereira foi cercado por civis e policiais catarianos que confundiram a bandeira de Pernambuco - que tem um arco-íris - com a LGBT. Eles chegaram a jogar no chão e pisar na bandeira. Relembre aqui.


Tendo em vista a legislação local, o Coletivo Canarinhos LGBTQ+ lançou o "Guia LGBTQIAP+ e a Copa do Mundo 2022 no Catar". Segundo o ativista e colunista do Aratu On, Onã Rudá, um dos organizadores do material, o objetivo é orientar as pessoas da comunidade (ou não) sobre como proceder para aproveitar o mundial com tranquilidade e segurança, "e também sobre o que fazer diante de uma situação de preconceito e LGBTfobia durante os jogos".


No guia constam dicas, respostas às principais dúvidas, contatos para denúncia de LGBTfobia, entre outros pontos. Clique abaixo para acessá-lo.



É importante contextualizar que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) se comprometeu com uma série de medidas e ações anti-discriminação, além de resposta em tempo ágil para os casos. 


Em relação às manifestações em defesa dos direitos da comunidade LGBT+, que algumas federações queriam fazer, não houve, até o momento, nenhum pronunciamento oficial.


"Antes da abertura, Nasser Mohamed, único LGBTQ+ catariano publicamente assumido, lançou o coletivo de torcida 

'Proud Maroons', com o nome do apelido da seleção do Catar (Maroons). A idéia é aproveitar a Copa e dar visibilidade ao que acontece com a comunidade LGBTQIAP+ no país", explicou Rudá.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.