Variedades

Se lançou, já está em Feira de Santana: confira o rolé do Aratu On pela Feiraguay; vídeo

Diz a lenda que pouquíssimo tempo depois de qualquer lançamento de produto, o item já se encontra, de alguma forma, em Feira de Santana. Seja camisa de time, ou uma nova nota de 200 reais, provavelmente já deve estar na Princesa do Sertão, que completa 189 anos neste domingo (18).

Por Juana Castro

Se lançou, já está em Feira de Santana: confira o rolé do Aratu On pela Feiraguay; vídeoarte/Vivian Alecy/Aratu On

Diz a lenda que pouquíssimo tempo depois de qualquer lançamento de produto, o item já se encontra, de alguma forma, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. Seja camisa de time, ou uma nova nota de 200 reais, provavelmente já deve estar na Princesa do Sertão, que completa 189 anos neste domingo (18/9).


Um dos locais que reforça essa ideia é a Feiraguay, espécie de shopping popular muito famoso na região. Situada na Praça Presidente Médici, fundo da Igreja Matriz, numa área da antiga estação de trem da cidade, o centro de compras é bastante movimentado. 


Para saber um pouco mais sobre a história do lugar, então, o Aratu On conversou com o historiador Clovis Frederico de Oliveira, que diz que a Feiraguay "é uma resposta do poder público a uma demanda criada a partir da ocupação de algumas ruas da cidade pela vendagem de produtos oriundos - ou contrabandeados - do Paraguai para cá".


"Muito em função da terrível crise econômica que nós tivemos nos anos 1980 e 1990, muita gente começou a ocupar as ruas da cidade vendendo alguns artigos. Lembro-me bem de tocador de discos, CDs, disquetes (itens que eram vendidos mais baratos no Paraguai)... e meio que virou um uma espécie de 'empresa'", explica o historiador.


O que ocorreu, então, foi que muita gente que estava em condições de desemprego ou nos ditos 'subempregos' acabaram ocupando aquele espaços da rua, com destaque para a Rua Sales Barbosa. "Mas não apenas, né?", emenda Clovis. "E aí, como resposta, o poder público constrói, na segunda metade dos anos 1990, o que hoje conhecemos como Feiraguay, que é um uma um complexo sistema de shopping, por assim dizer, organizado a partir de bases populares".


Mesmo "seguindo uma certa tradição de feira livre", hoje também é possível encontrar artigos elaborados, e até caros, na Feiraguay. "A grande questão é que acaba transformando a região do seu entorno e várias lojas que vendiam artigos", pontua o historiador, acrescentando que o espaço é, também, uma das atrações turísticas de Feira de Santana. "Turismo de comércio. Muita gente de fora vem comprar e é uma uma conquista de uma parcela dos trabalhadores feirantes", conclui Oliveira.


Quem deu um 'rolezinho' pela Feiraguay, neste fim de semana, foi a social media e apresentadora do Grupo Aratu, Carla Galrão. Veja, abaixo, o que ela 'aprontou' no local:



Publicada originalmente às 17h20 de 17/09/22


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.