Variedades

Coluna da Bia: três estratégias práticas para lidar com preocupações do dia a dia

Coluna da Bia: três estratégias práticas para lidar com preocupações do dia a dia

Por Da Redação

Coluna da Bia: três estratégias práticas para lidar com preocupações do dia a diailustrativa/Pexels

Olá, seja bem-vinda(o) de volta! Se você chegou até aqui, acredito que tenha se identificado com o texto da semana passada ou com o título da matéria de hoje. De qualquer forma, espero que as próximas linhas possam te trazer alguma reflexão. 


Hoje trouxe 3 estratégias para lidar com as preocupações do dia a dia. Se você se sente preocupado, saiba que não está sozinho, afinal, todos nós em algum momento ficamos preocupados! 


Antes de falar sobre as dicas práticas, quero trazer alguns pontos importantes.


Você sabia que cerca de 85% do que tememos que aconteça acaba tendo um resultado positivo ou neutro? Ou seja, o motivo por trás da nossa preocupação não se concretiza por cerca de 85% das vezes. Interessante né?  


Imagino que você pode estar se perguntando: então por que nos preocupamos tanto? Com estudos desenvolvidos, a neurociência traz que a preocupação muitas vezes está ligada com o nosso instinto de sobrevivência importante hoje para nós, seres humanos, contudo essencial para nossos ancestrais, na época do homem primitivo, por exemplo. Nesse sentido, cientistas descobriram que a preocupação pode ter evoluído à medida que a nossa inteligência foi se desenvolvendo, por ser um traço por vezes vantajoso para nós, seres humanos. 


A preocupação em excesso pode nos trazer diversos problemas, tais como: maior risco de desenvolver Alzheimer, interferência na memória, emoções negativas e, com isso, prejudicar momentos importantes para nossos relacionamentos, aumentar a ansiedade, dentre outros impactos. 

Bom, então já sabemos que preocupação em excesso pode nos prejudicar. Contudo, mesmo adquirindo essa consciência, temos preocupações no nosso dia a dia que não se importam muito com isso e aparecem na nossa mente. E ai, o que fazer?


Fiz questão de separar três dicas muito simples para que você possa colocar em prática ainda hoje, se desejar, pois quando a preocupação vem, sentimos que não conseguimos pensar em outra coisa e, normalmente, não sabemos o que fazer. Então,  nada como dicas práticas e efetivas! Vamos juntos?


A primeira dica é: pense em possíveis soluções para suas preocupações. Isso mesmo. Te convido a pegar papel e caneta, fazer uma lista e escrever todas as soluções para os fatos que hoje são motivos de suas preocupações. Adiciono ainda a importância de você pensar no pior cenário possível. Já trouxe aqui em um dos textos sobre como fazer isso, mas, pra você que não teve a chance de ler, é bem simples e efetivo: pense qual seria o pior cenário possível se o motivo que te preocupa realmente acontecesse. Bom, agora elabore uma estratégia prática, para que você não precise passar pelo pior cenário possível que é o motivo da sua preocupação. A consideração do pior cenário possível pode ajudar a dissipar as preocupações SE você elaborar estratégias para evitá-lo.


A segunda dica é: marque uma hora no seu dia para pensar nas suas preocupações. Se quiser, você pode marcar na sua agenda 30min para pensar nas suas preocupações e o que você pode fazer para resolver seus desafios. Se os pensamentos com preocupações aparecerem em outros momentos, você pode apenas perceber e deixar ir, ou seja, não ficar alimentando esses pensamentos, pois você já sabe que terá um momento para refletir sobre isso depois. 


Por fim, a terceira e última dica é um convite para você se fazer duas perguntas, quando algum pensamento negativo ou preocupação surgir. Importante lembrar que essas perguntas são formas de você perceber se são pensamentos que irão te ajudar a resolver ou apenas preocupações que, no atual momento, apenas te prejudicarão. Assim, quero te convidar a, ao perceber uma preocupação, se perguntar: “esse pensamento é verdade e realmente está acontecendo ou tem uma real chance de acontecer?” E, como segunda pergunta: “é útil eu pensar nisso agora?”. 

Bom, chegamos ao fim do texto de hoje. Quero te convidar a colocar em prática as 3 ações simples e efetivas que falamos aqui e que contribuir para que você consiga lidar melhor com as preocupações do dia a dia. Pois, como sempre digo: nada adianta conhecimento, se não o colocarmos em prática. 


Um lindo final de semana pra vocês!


Com carinho, 


Bianca Ramos.


SOBRE BIA


bia-ramos

Bianca Ramos | divulgação

 

Bianca Ramos, ou apenas Bia Ramos, tem como propósito resgatar a essência do ser humano, para um mundo mais feliz. Realiza mentorias individuais e em grupo, workshops e palestras com foco em desenvolver a felicidade, tendo como base a Psicologia Positiva, a Neurociência, o método nacional de Felicidade Interna Bruta, do instituto Feliciência e a metodologia internacional CliftonStrengths do Instituto Gallup. 


Agora, ela estará no Aratu On, todas as sextas-feiras, para falar e refletir sobre felicidade.


Saiba mais sobre o trabalho e o propósito dela no Instagram (@biancaramos.f).


LEIA MAIS: Coluna da Bia: três dicas pra colocar em prática e ter mais resiliência


LEIA MAIS: Coluna da Bia: Recebeu nove elogios e focou em uma única crítica? Este texto é para você


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.