Youtuber Felipe Neto questiona silêncio do jogador Neymar sobre campanha contra o racismo na web
Youtuber Felipe Neto questiona silêncio do jogador Neymar sobre campanha contra o racismo na web
O youtuber Felipe Neto resolveu usar sua influência nas redes sociais para criticar a neutralidade do jogador Neymar, nos movimentos anti-racistas que tomaram conta da web nos últimos dias. O estopim começou com a morte de George Floyd, em Minneapolis, nos Estados Unidos, quando ele, negro, foi sufocado até a morte por um policial branco.
Em seu perfil no Twitter, Felipe publicou a frase "Vidas negras importam. Mas nem todo mundo se importa", e repostou uma série de imagens com prints do perfil de Neymar na rede social, mostrando que o atleta não se pronunciou sobre o caso.
Na web, internautas se dividiram contra e a favor da postagem de Neto. "Não percam tempo com esse cara! oOcara nem se considera negro,o Neymar NUNCA se posicionou pra nada relevante do que já aconteceu e acontece no MUNDO. Só soube se posicionar pra pedir voto pra ajudar um machista no BBB"; "Mas de onde todo mundo tira que famosos ou sei lá quem tem que se posicionar em algo? ninguém é obrigado a nada", foram alguns dos comentários. O assunto acabou se tornando um dos mais comentandos no Twitter, e figurou nos Trending Topics.
Ninguém é obrigado a se posicionar
mais a influência poderia uma vez na vida ser usada para o bem.
Tem pessoas que se inspiram em você,defenda causas sociais
Pode ter certeza que é muito mais importante do q um terno rosa #Neymar pic.twitter.com/z5kBty0Uns
— _.isaah_. (@httpisaav) June 1, 2020
Mais como ele não posta nada sobre o racismo ele é um fdp né?#neymar #felipeneto pic.twitter.com/tm4tbdEULN
— Pedro Moura (@pedrohe36953933) June 1, 2020
Mas de onde todo mundo tira que famosos ou sei lá quem tem que se posicionar em algo? ninguém é obrigado a nada, aff povo chato do caralho!!!#Neymar
— Júnior (@hecoju) June 1, 2020
Não percam tempo com esse cara o cara nem se considera negro,o Neymar NUNCA se posicionou pra nada relevante aos que já aconteceram e acontece no MUNDO. Só soube se posicionar pra pedir voto pra ajudar um machista no BBB. #Neymar #VidasNegrasImportam #VidasPretasImportam pic.twitter.com/Nn8L3zt0em
— Gabriele ?????? (@ecbgabi) June 1, 2020
Horas depois, Felipe Neto resolveu apagar o tweet no qual criticava o jogador. Em sua justificativa, o youtuber disse que recebeu mensagens de integrantes do movimento negro, e que não era papel dele "cobrar de um negro sobre pautas racistas".
Felipe, no entanto, voltou a condenar o silêncio do atleta, e disse que continuará cobrando quando o assunto for Amazônia, fascismo e opressão, coisas sobre as quais, segundo ele, Neymar "sempre se manteve calado". O astro do Paris Saint German ainda não se manifestou sobre o assunto.
1) Apaguei o tweet sobre o silêncio do Neymar após msgs de integrantes do movimento negro, mostrando q um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas.
De fato, não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso.
Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo qd errar.
— Felipe Neto ?????? (@felipeneto) June 1, 2020
2) Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta.
— Felipe Neto ?????? (@felipeneto) June 1, 2020
3) Contudo, entendi q o papel de cobrar posicionamento do Neymar acerca de pautas que envolvem o racismo não cabe a um branco.
Continuarei cobrando qnd o assunto for Amazônia, fascismo e opressão, coisas q ele sempre se manteve calado.
Sigamos em frente.
— Felipe Neto ?????? (@felipeneto) June 1, 2020
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.