Variedades

Ovos não são de plástico e nem da China; veja vídeo e entenda polêmica

Ovos não são de plástico e nem da China; veja vídeo e entenda polêmica

Por Da Redação

Ovos não são de plástico e nem da China; veja vídeo e entenda polêmicamontagem/Aratu Online

Após um vídeo viralizar nas redes sociais nesta segunda-feira (25/6), levantou-se a seguinte polêmica – “existem ovos de plásticos no Brasil, importados da China?”. Se você ainda não sabe do que se trata, é o seguinte… Nas imagens, uma consumidora (que não se identifica, nem mostra o rosto) fala da qualidade do produto.


“A clara não tem textura e o ovo não tem cheiro. Entre a casca e a gema e a clara dá para puxar uma ‘película'”, reclama. “Até o som é diferente. Plástico puro! Nós estamos comendo plástico! Não vem diretamente da galinha, mas, sim, da China”, completa a mulher, falando, ainda, que às vezes “sentimos sintomas e não sabemos porquê”.


Veja vídeo: 



Contudo, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil não importa ovos da China. No item ’04’ (que inclui “ovos de aves) da balança comercial entre os dois países, não existe registro de arrecadação, conforme imagem abaixo.







O que explica, então, a apresentação do produto?


Há a possibilidade de a consumidora ter citado a China para se referir à “má qualidade”, pois o nome do país foi estereotipado e ‘caiu’ no pejorativo nas terras brasileiras. Ainda assim, as imagens são curiosas. Segundo a coordenadora do laboratório da Vigilância Sanitária do Rio, Roberta Ribeiro, em entrevista ao G1 Rio, não se trata de consistência plástica, mas, sim, de um “ovo velho”.


“Quando você vai na granja, e vê um ovo que acabou de ser posto pela galinha, ele tem as camadas muito bem definidas. A clara, próxima à gema, é chamada de clara densa, e a que fica mais afastada da gema, é a clara líquida. Com o tempo, o ovo vai envelhecendo e vai liberando água. Assim, a clara densa se une à líquida e o ovo fica mais fluido, parecendo que o ovo está aguado”, fala à publicação.


Segundo a especialista, o ovo é poroso e, com o tempo e a troca de fases com o ar ambiente, a água começa a evaporar e faz com que a membrana que recobre o ovo internamente fique ressecada com o tempo. “Isso acontece quando o produto vai ficando velho. Então parece que o ovo tenha uma consistência mais plástica.”, explica.


Em nota publicada nas suas redes sociais, a “Perfa Alimentos”, marca mostrada no vídeo, informa que “todas as granjas que abastecem o sistema de distribuição se localizam em território nacional e são acompanhadas e auditadas pelo SIF- Serviço de Inspeção Federal – ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária”. A empresa afirma também que “está tomando as medidas judiciais cabíveis para identificar os autores do vídeo e os responsáveis pela divulgação do mesmo”.


Confira:


A imagem pode conter: texto


LEIA MAIS: Parangolé, Mano Walter e Devinho Novaes são confirmados no Salvador Fest


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


*Publicada originalmente às 11h58 (26/6)




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.