DICAS DA SAIDEIRA: Acha que mulher não gosta de cerveja? Derrubamos esse mito. Confira!
DICAS DA SAIDEIRA: Acha que mulher não gosta de cerveja? Derrubamos esse mito. Confira!
*Texto produzido Ana Maria Simono/Dicas da Saideira
Sabe aquela máxima sempre lembrada que já virou jargão feminista?! Pois é! Vai ter de novo, sim! É que o Dicas dessa semana encheu os copos e chamou a galera pra reforçar: lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no bar, né, meninas?
O mito de que mulheres não gostam de cerveja e preferem bebidas adocicadas está velho, recluso e atrasado. De acordo com dados de uma pesquisa da Euromonitor, o número de mulheres que afirma consumir cerveja fora de casa com frequência subiu de 54% para 65% entre 2011 e 2013. Um estudo da Nielsen apontou que 35% dos consumidores de cerveja são mulheres e, embora ainda não sejam maioria no mercado, elas também têm conquistado espaço no universo cervejeiro.
?Eu tenho uma fala que digo sempre que é ?o paladar é uma construção social??, enfatizou a blogueira e convidada Raiza Cardoso, do @bonecasnoboteco. Na rodada dessa sexta, ela dividiu a resenha e a mesa de bar com Graciene Àvila, sommelier de cerveja e mestre cervejeira da Rosa Roja, que explicou o processo de criação da marca. ?Eu já era feminista, já fazia parte de grupos feministas e queria trazer a proposta do feminismo para a cerveja. Pra mim, hoje, a Rosa Roja não é só um produto, uma cerveja, feita num modelo alternativo, dentro dessa lógica de mercado. É também um conceito. Quando tu consome essa cerveja, tu tá trazendo essa discussão. Desde o rótulo, desde a estética, desde as mulheres que são homenageadas, até o produto em si. Então, é uma discussão. É uma cerveja que traz algo mais. Acho que é isso o que a gente precisa nos dias de hoje?, pontuou.
LEIA MAIS: DICAS DA SAIDEIRA: Botecos culturais misturam bebidas com arte e ganham espaço em Salvador
O programa não era o ?Intimidades?, mas as convidadas da rodada são do tipo que nutrem tesão pelo que fazem, sabe? Lindas, leves, livres e empoderadas (não podia faltar a ?palavra do momento, né??).
Na mesa de resenha liberada, Raiza Cardoso, Graciene Àvila e nossa apresentadora Marcela Souza falaram sobre a necessidade de desmistificar a ideia de que botecos não fazem parte do universo feminino. Pra completar o time de #mulherescervejeiras, Maria Bento, da @bentoeventos, agradou aos paladares com drinks feitos ao vivo. ?Procuro sempre utilizar os nossos insumos, brasileiros?, afirmou a mixologista e bartender premiada no setor.
Se você não assistiu, segure o ?spoiler?: a rodada não só terminou em água, como se transformou em cantoria de mulheres retadas nos estúdios da TV! #karaokê
LEIA MAIS: DICAS DA SAIDEIRA: Nem só de saquê vivem as bebidas orientais; Confira tudo no nosso programa!
Quer saber mais? É só colar com a gente! Toda sexta-feira, a partir das 17h, no Facebook do @aratuonline. Não se esqueça de acompanhar o #Dicas pelas redes sociais! @dicasdasaideira
Serviço:
As cervejas Rosa Roja, produzidas por Graciene Àvila, são comercializadas no Casarão Barabadá, que fica na Rua Direita de Santo Antônio, 250, em Santo Antônio Além do Carmo (Salvador).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.