Estudo diz que pessoas ansiosas desenvolvem obsessão com limpeza
Estudo diz que pessoas ansiosas desenvolvem obsessão com limpeza
Um estudo conduzido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, mostrou a conexão entre ansiedade e obsessão com limpeza. A fonte é a Discover Magazine.
Publicado na revista científica Current Biology, a pesquisa liderada pelo antropologista Martin Lang escolheu um grupo de estudantes tchecos com problemas para falar em público. Primeiro, eles foram apresentados com uma brilhante estátua, e então deveriam fazer um discurso sobre ela. Depois, deveriam limpá-la.
Comparado com um outro grupo que não teve que fazer um discurso, os estudantes que tiveram que falar em público foram mais repetitivos na maneira com que limpavam a estátua. A quantidade de ansiedade que eles estavam sentindo “predizia” quantos movimentos repetidos eles faziam enquanto limpavam, e quanto tempo passavam fazendo a ação antes de declararem que o objeto estava limpo.
O estudo teoriza que em tempos de estresse, pessoas podem se voltar a atividades como a limpeza pois ela lhes dá controle sobre uma situação que estava incerta. Na ausência da limpeza, pessoas ansiosas podem desenvolver outros comportamentos, como roer as unhas ou rezar.