União racial foi destaque na estreia sem surpresas do BBB15
União racial foi destaque na estreia sem surpresas do BBB15
Na noite de ontem (20), um comentário se tornou recorrente nas redes sociais: ?É só isso o BBB15??
A decepção manifestada por muitos telespectadores-internautas refletiu a falta de uma grande novidade nos 40 minutos da estreia do reality show.
A Globo preparou o cardápio básico: clipes de apresentação dos 13 participantes, o primeiro encontro deles no jardim da casa e a interação do grupo com Pedro Bial.
O que chamou atenção foi a reação tímida de brothers e sisters ao se verem dentro do programa mais amado e odiado da televisão brasileira.
Cilindros de lycra branca, instalados sobre um palco com desenho do mapa do Brasil, foram levantados relevando os 13 selecionados.
A interação entre eles teve temperatura morna. Prova disso: ouviu-se um único ?U-hu?, grito de guerra característico de quem se percebe no confinamento pela primeira vez.
A previsibilidade da situação, e do jogo em si, parece ter impedido manifestações efusivas dos confinados.
Já com todos na sala, Bial conduziu a divisão da turma entre dois grupos: O Tá com Tudo e o Tá com Nada.
O primeiro terá regalias. O segundo vai se virar com pouquíssima comida (basicamente arroz, feijão, ovo e goiabada). Essa restrição alimentar deverá gerar os primeiros abalos emocionais e brigas.
Estimulado pelo apresentador, o estudante de Administração Rafael tirou de uma urna uma plaquinha com a imagem de Tamires, primeira integrante do Tá com Tudo.
A partir daí, cada escolhido indicava mais uma pessoa para o grupo VIP. A cirurgiã-dentista escolheu Francieli. A conciliadora criminal indicou a auxiliar de enfermagem Angélica.
O fato de quatro negros se unirem no grupo ? Angélica indicou Fernando, que selecionou Douglas, que optou por Luan ? deixou subentendido um critério étnico na definição dos brothers.
?Opa, a raça!?, comentou Bial, ao constatar a formação predominante do Tá com Tudo. ?A cara desse grupo é a brasilidade?, completou.
Quem reclamava que a produção do reality esnobava os candidatos negros, ou os selecionava apenas para cumprir a ?cota?, agora não tem do que reclamar. Eles começaram dominando o BBB15.
A última escolhida para o Tá com Tudo foi a comissária de bordo Talita. No grupo Tá com Nada estão Adrilles, Amanda, Cézar, Marco, Mariza e Rafael.
O primeiro líder sairá do grupo Tá com Tudo. Nesta edição, a liderança não traz imunidade, mas oferece o poder do ?não? (para excluir participantes da prova do líder) e um prêmio de 10 mil reais, além das regalias da suíte master instalada no jardim.
Nesta quarta-feira (21), duas mulheres entrarão na casa. Porém apenas uma delas fará parte da competição. A escolha será do público.
A estreia do BBB15 não teve gafes, apenas um pequeno deslize de Bial. Ele se atrasou na volta de um intervalo e deu um pulo, literalmente, para chegar ao palco do estúdio.
Aliás, um excelente trabalho de cenografia, com visual high-tech bem mais interessante do que nas edições anteriores.
Ninguém fez nenhuma declaração bombástica. Porém uma frase do escritor Adrilles, em seu clipe de apresentação, indica que vem revelação íntima por aí: ?O BBB servirá para a ampliação das minhas possibilidades sexuais?.
Bial abriu oficialmente sua caixa de filosofices: ?Entreguem-se. O melhor do jogo é se jogar?.
O BBB15 está mais BBB do que nunca. Assim será até 7 de abril, data da final, quando o mundo dos famosos contará com novos 14 ex-BBBs.