Trabalhadores da Petrobras aprovam greve nacional a partir de segunda (15)
Os trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram uma greve nacional a partir da zero hora da próxima segunda-feira (15)
Por Bruna Castelo Branco.
Os trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram uma greve nacional a partir da zero hora da próxima segunda-feira (15), após considerarem “insuficiente” a segunda contraproposta apresentada pela companhia para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A decisão foi confirmada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta quarta-feira (10).

Segundo a entidade, a nova proposta foi entregue pela Petrobras na terça-feira (9), mas não avançou em pontos considerados centrais desde o início das negociações. Entre eles está a busca por uma solução definitiva para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, que impactam diretamente a renda de aposentados e pensionistas.
Os petroleiros também reivindicam aprimoramentos no plano de cargos e salários e garantias de recomposição sem aplicação de mecanismos de ajuste fiscal, além de outras demandas.
“Com a rejeição da segunda contraproposta, os sindicatos notificarão a empresa sobre a paralisação na sexta-feira”, informou a FUP.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).