Funcionário baiano da Petrobras morre após queda de plataforma na Coreia

Funcionário baiano da Petrobras caiu no mar após a estrutura desabar em teste de carga

Por Anna Caroline Santiago.

O baiano Rodrigo Reis Barreto, de 39 anos, funcionário da Petrobras, morreu após cair no mar durante a construção de uma plataforma de petróleo no Estaleiro Hanwha, em Geoje, na Coreia do Sul. O acidente aconteceu na noite de terça-feira (2), por volta das 23h30.

+ Petrobras inicia pagamento de dividendos a acionistas

Natural de Paulo Afonso, no interior da Bahia, Rodrigo trabalhava como supervisor da obra da plataforma P-79. De acordo com as autoridades, ele caiu no mar depois que uma estrutura colapsou durante um teste de carga.

Funcionário baiano da Petrobras morre após queda de plataforma na Coreia.Foto: Reprodução

Segundo a Guarda Costeira de Changwon, Rodrigo foi resgatado cerca de 1h30 depois, em parada cardiorrespiratória, e levado ao hospital, mas não resistiu.

Em nota, a Petrobras lamentou a morte do empregado e afirmou estar prestando toda a assistência à família. A companhia também informou que instaurou uma comissão para investigar as causas do acidente.

+ Jerônimo pede área da Petrobras para obras da Ponte Salvador-Itaparica

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) também se manifestou. “É inadmissível que um trabalhador saia de casa para vender sua força de trabalho e não volte para sua família. Cada vida perdida é uma ferida aberta que não podemos aceitar”, disse o coordenador-geral da entidade, Deyvid Bacelar.

Construção de plataforma

O acidente ocorreu durante a construção da plataforma P-79, que deve entrar em operação em 2026, no campo de Búzios 8, no pré-sal da Bacia de Santos. A unidade, própria da Petrobras, terá capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia.

+ Petrobras prevê retomada de fábrica de fertilizantes na Bahia

A Petrobras costuma realizar a primeira etapa da montagem das plataformas no exterior e concluir os trabalhos no Brasil. Há informações de que outros trabalhadores de empresas terceirizadas também ficaram feridos, mas a FUP ainda não tem dados sobre a quantidade nem o estado de saúde deles.

Petrobras. Foto: Petrobras

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.