Petrobras prevê retomada de fábrica de fertilizantes na Bahia
Petrobras prevê seu retorno na fabricação de fertilizantes e na indústria petroquímica
Por Da Redação.
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, por 7 votos a favor e 4 contrários, um acordo com a empresa Unigel. O acordo prevê a retomada das operações das fábricas de fertilizantes em Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), além da abertura de uma licitação para contratação da empresa que irá operar as unidades. A aprovação do Conselho aconteceu no último dia 17.
O acordo aprovado pelo Conselho envolveu o encerramento das disputas jurídicas com a Unigel em troca da reativação das fábricas. A empresa havia iniciado um processo arbitral contra a Petrobras, alegando que os preços do gás praticados pela estatal tornaram inviável a operação das unidades. Com o novo entendimento, a Petrobras abriu mão de eventuais direitos que poderia ter nesse processo arbitral em troca da retomada das atividades nas plantas no prazo de até 180 dias.
As duas fábricas começaram a operar em 2013, durante o governo Dilma Rousseff, mas nunca chegaram a ser lucrativas. Em 2018, no governo Michel Temer, as atividades foram interrompidas. Já na gestão de Jair Bolsonaro, a Petrobras firmou um contrato de arrendamento por dez anos com a Unigel, porém, mesmo assim, as unidades continuaram operando no prejuízo.
A empresa decidiu parar as atividades em 2023. E negociações começaram a ser feitas para a sua retomada. Os detalhes da retomada foram revelados por Caio Junqueira, da CNN.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).