Novas regras de check-in e check-out passam a valer nesta segunda

Ministério do Turismo anunciou novas regras de check-in e check-out em setembro, que passam a valer para hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem

Por Júlia Naomi.

Novas regras de check-in e check-outcheck-out em serviços de hospedagem passam a valer nesta segunda feira (15), em todo o Brasil. As diretrizes definem como os estabelecimentos devem organizar a estadia do consumidor e pretendem dar mais previsibilidade às diárias, além de reforçar práticas de higiene, transparência e digitalização dos serviços.

Novas regras de check-in e check-out garantem que hóspedes utilizem quarto por pelo menos 21 horas. Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

As normas, que se aplicam a hotéis, pousadas, resorts, albergues, hostels, flats/apart-hotéis e outros meios de hospedagem registrados sob a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), foram publicadas na Portaria 28 do Ministério do Turismo, no dia 16 de setembro de 2025.

A principal mudança apresentada pela norma é a definição de um intervalo operacional de até três horas, dentro do período da estadia, destinado à limpeza e arrumação do quarto. Assim, ainda que o valor da diária seja calculada sobre o período de 24h, o hóspede têm direito garantido de usufruir da acomodação por até 21h.

A regra assegura que, se o check-in for permitido a partir das 15h, por exemplo, o limite do check-outcheck-out não pode acontecer antes do meio-dia do dia seguinte. Se a diferença entre a entrada e a saída for superior a 3 horas, o hotel está descumprindo a regra.

A norma também se aplica para casos em que o hóspede permanece por mais de um dia no mesmo hotel, com a ressalva de que, neste caso, o cliente tem o direito de dispensar a limpeza, mediante manifestação expressa, desde que isso não comprometa as condições sanitárias do hotel. O Ministério do Turismo destaca que a privacidade do hóspede deve ser respeitada em qualquer hipótese.

Além disso, a portaria estabelece que a limpeza das acomodações deve incluir, no mínimo, a higienização completa, troca de roupas de cama e de toalhas.

Foto: Pixabay

Novas regras de check-in e check-out permitem cobranças de tarifas em casos excepcionais

Os horários exatos de entrada e saída continuam sendo determinados pelos estabelecimentos, devendo ser informados de forma "clara e transparente", assim como o tempo estimado para a higienização da acomodação.

O Ministério do Turismo também estabelece que os meios de hospedagem podem optar por cobrar tarifas diferenciadas em casos extraordinários, a exemplo de check-in antecipado do hóspede ou check-out posterior ao horário regular estabelecido pela hospedagem. 

Nessas situações, as condições devem ser informadas previamente aos clientes e não podem prejudicar o tempo determinado para a higienização da acomodação entre uma estadia e outra.

A portaria não abrange imóveis residenciais alugados por plataformas digitais como Airbnb ou Booking, pois estas locações acontecem entre particulares e não são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Turistas poderão pagar taxa para entrar em Porto Seguro

Os turistas que forem conhecer Porto Seguro, um dos principais destinos turísticos da Bahia, terão que pagar taxa voltada para a preservação ambiental. A criação da taxa foi aprovada pela Câmara Municipal. Os valores arrecadados serão destinados para um fundo que será usado em ações que vão desde a preservação ambiental e recuperação de vias até o aprimoramento do transporte coletivo, mobilidade urbana e segurança pública. 

Vai dar para viajar: calendário de 2026 terá 11 feriadões

Depois de um 2025 com poucos feriadões, o calendário de 2026 traz boas notícias para quem já está pensando em viajar: no ano que vem, serão ao menos 11 feriados prolongados, ou seja: muito chances para aproveitar e passear por aí!

The New York Times opina sobre Salvador e publica guia de 36 horas

Ainda na área do turismo, o jornal norte-americano The New York Times preparou um guia de 36 horas para aproveitar Salvador, destacando a cultura, a história e a energia da capital baiana. Segundo a publicação, poucas cidades brasileiras refletem tão intensamente a cultura afro-brasileira quanto Salvador, com devoção aos orixás, prática da capoeira e culinária marcada pelo dendê e pela pimenta.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.