Governo estabelece novas regras para check-in e check-out em hotéis

Check-in e check-out em hotéis tem novidades após regras do governo; confira

Por Da redação.

Em busca de mais transparência e agilidade, o Ministério do Turismo (MTur) estabeleceu novas regras para o setor de hotelaria no Brasil. As mudanças, publicadas em uma portaria recente, focam na duração da diária e na modernização do processo de check-in.

Check-in e check-out em hotéis: novos limites para a duração da diária

A partir de agora, os hotéis não podem subtrair mais de três horas da diária de 24 horas para a limpeza e arrumação dos quartos. Essa regra esclarece que o tempo de organização do quarto, que inclui higienização e troca de roupas de cama e toalhas, já está incluído no preço pago pelo hóspede.

Check in E Check out Em Hotéis Tem Novidades Após Regras Do Governo

O horário de check-in e check-out continua sendo definido pelo hotel, desde que a janela de tempo entre os dois respeite o limite de três horas para os serviços de manutenção.

Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital (FNRH)

Outra novidade é a criação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital (FNRH). Desenvolvida em parceria com o Serpro, a plataforma visa simplificar e agilizar o registro de hóspedes.

Entre as vantagens da FNRH estão:

  • Agilidade no check-in: os hóspedes podem fazer o pré-check-in digitalmente, usando um QR Code ou link, o que reduz filas na recepção.

  • Segurança: a plataforma garante a proteção de dados pessoais, cumprindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

  • Integração: o sistema pode ser integrado aos programas de gestão de hotéis, facilitando o processo para os estabelecimentos.

  • Coleta de dados: a ferramenta também vai gerar dados estatísticos sobre o fluxo de turistas no país em tempo real, informação valiosa para a criação de políticas públicas.

As novas regras, assinadas pelo ministro Celso Sabino, entrarão em vigor 90 dias após a publicação da portaria.

Aeroporto Salvador Capa2019

Turistas poderão pagar taxa para entrar em Porto Seguro

Os turistas que forem conhecer Porto Seguro, um dos principais destinos turísticos da Bahia, terão que pagar taxa voltada para a preservação ambiental. A criação da taxa foi aprovada pela Câmara Municipal. Os valores arrecadados serão destinados para um fundo que será usado em ações que vão desde a preservação ambiental e recuperação de vias até o aprimoramento do transporte coletivo, mobilidade urbana e segurança pública. 

Vai dar para viajar: calendário de 2026 terá 11 feriadões

Depois de um 2025 com poucos feriadões, o calendário de 2026 traz boas notícias para quem já está pensando em viajar: no ano que vem, serão ao menos 11 feriados prolongados, ou seja: muito chances para aproveitar e passear por aí!

The New York Times opina sobre Salvador e publica guia de 36 horas

Ainda na área do turismo, o jornal norte-americano The New York Times preparou um guia de 36 horas para aproveitar Salvador, destacando a cultura, a história e a energia da capital baiana. Segundo a publicação, poucas cidades brasileiras refletem tão intensamente a cultura afro-brasileira quanto Salvador, com devoção aos orixás, prática da capoeira e culinária marcada pelo dendê e pela pimenta.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.