Dia do Orgulho Gay: Torcedores fazem ‘hate’ em postagens de clubes
Apesar de muitos apoios às homenagens ao Dia Nacional do Orgulho Gay, outros torcedores se concentraram em críticar a ação dos clubes e também atacar o público LGBT
Por Lucas Pereira.
Celebrada nesta terça-feira (26), o Dia Nacional do Orgulho Gay rendeu diversas homenagens feitas por entidades ligadas à causa, LGBTQIAP+, e também por clubes de futebol brasileiros. Apesar de alguns times terem feito postagens em alusão à data, vários torcedores aproveitaram para criticar a postura e dar “hate” nas redes sociais.
Na Bahia, o Vitória fez uma postagem em seu perfil no Instagram onde diz: “Hoje é Dia Nacional do Orgulho Gay, que nos faz refletir sobre a diversidade e a igualdade no esporte, especialmente no futebol. É essencial criar um ambiente seguro e acolhedor para todos, enquanto enfrentamos a homofobia”. Entretanto, é possível ver vários comentários negativos e preconceituosos:
“Necessária pro time virar chacota, já não estamos muito bem de futebol ainda posta uma merda dessas, desse jeito vai virar vexame”, diz um perfil.
“Ao invés de lacrar, a torcida quer contratação e um ataque de verdade. Menos lacração, mais futebol”, escreveu outro.
Fortaleza
Outro nordestino, o Fortaleza, também fez uma postagem de apoio à causa, na qual diz: “No nosso Clube, o respeito sempre entra em campo e joga muito mais que os 90 minutos. Que cada voz seja ouvida e cada pessoa tenha seu espaço, pois cada torcedor é parte da nossa história”

Outros clubes
Nas postagens feitas por São Paulo e Corinthians, foi possível ver os seguintes comentários desrespeitosos, como "já não respeitam a gente e vcs postam essa parada" ou "botão do não like".
Torcedores do Flamengo foram na contramão da postagem do clube, que dizia “Liberdade. Orgulho. Respeito”. Diversos relataram que o orgulho é de ser “hétero” ou “homem” ou mesmo que “aviadaram o clube”. Confira:
LEIA MAIS: Urach planeja se candidatar a deputada: 'Lutar pelos gays e mulheres'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).