Apagão na Europa gera caos nos setores de transporte, saúde e indústria
O apagão derrubou o sinal de celular por mais de uma hora nas capitais
Por Da Redação.
O apagão de grandes proporções que atingiu partes da Europa, especialmente Espanha e Portugal, nesta segunda-feira (28), gerou caos no transporte público, no sistema de saúde e na indústria desses países, além de derrubar o sinal de celular por mais de uma hora nas capitais.
Segundo publicação da Folha de São Paulo, há relatos de problemas também nas redes de energia da França, porém em menor proporção. Conforme, a Rede Elétrica da Espanha, empresa responsável pela energia no país europeu, "os planos de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica foram ativados em colaboração com empresas do setor após o zero ocorrido no sistema peninsular".
"As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las", afirmou a companhia.
A Folha publicou, ainda, que, de acordo com o jornal espanhol El País, no entanto, o Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe) está verificando se a falta de luz foi um ciberataque. O ministro Adjunto e da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, também falou na possibilidade de um ataque.
"Sei que abrange vários países da Europa —Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos", afirmou ele à emissora RTP 3. Não há relato de falta de energia na imprensa alemã. Segundo o ministro, a dimensão do apagão "é compatível com um ciberataque", embora esta seja uma hipótese não confirmada.
Estações de rádio espanholas informaram que trechos do metrô de Madri estavam sendo esvaziados. Além disso, há congestionamentos no centro da cidade, pois os semáforos pararam de funcionar, relatou a rádio local Cader Ser, e a circulação ferroviária foi interrompida em todo o país.
Nas redes sociais, um usuário compartilhou uma cena em que passageiros saem de um trem e andam sobre os trilhos no Monte Archanda, em Bilbau, cidade no norte da Espanha.
A Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (Aena), que administra 46 aeroportos na Espanha, relatou atrasos de voos em todo o país. Dados da Rede Elétrica da Espanha reunidos pelo El País mostram uma queda brusca no consumo às 12h25 locais (7h25 no Brasil). Nesse horário, a demanda caiu pela metade em menos de uma hora.
LEIA MAIS: Ex-técnico do Botafogo viraliza após traição e namoro com ex-funcionária
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).