Espanha restabelece 100% da energia elétrica após apagão
Espanha teve o fornecimento de energia elétrica totalmente restabelecido na madrugada desta terça-feira (29)
Por Da Redação.
A Espanha teve o fornecimento de energia elétrica totalmente restabelecido na madrugada desta terça-feira (29), após um dia de apagão. A informação foi confirmada pela operadora Red Eléctrica, responsável pela gestão da rede de transmissão no país.
+ Apagão na Europa gera caos nos setores de transporte, saúde e indústria
Com a retomada do serviço, o comércio foi reaberto e o transporte ferroviário voltou a operar parcialmente. Em Madri, o Metrô informou que todas as linhas estão funcionando, com exceção da linha 5, o que representa 80% da capacidade durante os horários de pico.
+ Apagão na Europa foi causado por variação extrema de temperatura na Espanha
Pelas redes sociais, o presidente Pedro Sánchez afirmou que ainda não há explicações conclusivas sobre a causa da interrupção no fornecimento, mas ressaltou que nenhuma hipótese está descartada. Segundo ele, uma reunião com o Conselho de Segurança será realizada ainda hoje para discutir o caso.
“Após uma noite intensa, 99,95% da demanda de energia foi restaurada e 100% das subestações da rede de transmissão foram restauradas. A Red Eléctrica está trabalhando para determinar a causa desta queda de energia. Peço aos cidadãos que, como fizemos em crises passadas, busquem informações por meio dos canais oficiais. É melhor não especular”, declarou o presidente.
O apagão também afetou partes de Portugal. Milhares de voos foram cancelados, e os hospitais precisaram ativar planos de contingência. Em nota divulgada nesta manhã, a operadora portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN) informou que “todas as subestações de energia foram reativadas antes da meia-noite” e que a rede elétrica do país está “perfeitamente estabilizada”.
*Com informações do SBT News
LEIA MAIS: Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).