A Sina de Ofélia: hit criado por IA viraliza nas redes sociais
Música inspirada em Taylor Swift, Sina de Ofélia divide opiniões, é retirada de plataforma, mas segue circulando online
Por Matheus Caldas.
A música “A Sina de Ofélia”, versão brasileira não autorizada de “The Fate of Ophelia”, atribuída à cantora norte-americana Taylor Swift, virou hit nas redes sociais após ser gerada por Inteligência Artificial (IA) com vozes semelhantes às de Luísa Sonza e Dilsinho.
Uma das versões ganhou também um videoclipe produzido por IA, no qual Luísa aparece em uma torre com longos cabelos loiros, em referência à personagem Rapunzel. No X (antigo Twitter), a adaptação dividiu opiniões entre elogios e críticas. Já no TikTok, o clipe ultrapassou um milhão de visualizações.
No YouTube, o áudio chegou a superar um milhão de views no canal Track B Music, mas o vídeo foi posteriormente removido. A exclusão, no entanto, não interrompeu a circulação da canção, que passou a ser repostada por diversas contas, inclusive em versões em português com ritmo de pagode.
Assista trecho de "Sina de Ofélia"
A faixa Sina de Ofélia também foi retirada do Spotify após ação da Republic Records, gravadora responsável pelos lançamentos de Taylor Swift e detentora dos direitos autorais da obra original.
A letra de Sina de Ofélia é inspirada na personagem Ofélia, da peça “Hamlet”, escrita por William Shakespeare. Na obra, Ofélia enfrenta forte repressão familiar e entra em sofrimento psicológico após a morte de seu pai, figura central de autoridade, em um episódio envolvendo o príncipe Hamlet, por quem ela é apaixonada. A trajetória da personagem é marcada por tragédia e perda, elementos que influenciam o tom da canção viral.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).