Nuvem da Amazon abre 150 mil vagas de curso voltado à IA; confira

Serão 150 mil vagas para um curso gratuito voltado à inteligência artificial generativa e computação em nuvem

Por Rosana Bomfim.

A Amazon, por meio da AWS, e a Refuturiza, plataforma brasileira de ensino e empregabilidade, anunciaram nesta quarta-feira (26) a abertura de 150 mil vagas para um curso gratuito voltado à inteligência artificial generativa e computação em nuvem.

A iniciativa busca ampliar o acesso à capacitação tecnológica em todo o país, especialmente em um momento em que essas habilidades estão cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho.

Logo Aws. | Foto: Divulgação Amazon

O programa oferece aulas pré-gravadas, combinadas a encontros online ao vivo, permitindo que os participantes estudem de forma flexível. Ao final do curso, os estudantes terão direito a certificado de conclusão, que pode ser utilizado para complementar currículos e perfis profissionais.

Os conteúdos incluem introdução à inteligência artificial, noções de aprendizado de máquina, fundamentos de computação em nuvem e temas ligados à transformação digital. Todo o material está disponível em português, permitindo que pessoas de diferentes formações tenham acesso ao conteúdo sem barreiras linguísticas.

Serviços E Aplicativos. | Foto:  Reprodução X

A iniciativa faz parte do AWS Treina Brasil, programa da Amazon que tem como objetivo formar profissionais brasileiros em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico do país. A big tech afirma que pretende treinar 1 milhão de brasileiros até 2027, contribuindo para suprir a demanda crescente por especialistas em nuvem e IA.

Com as 150 mil novas vagas, a parceria entre Amazon e Refuturiza reforça o movimento de democratização do conhecimento tecnológico e estabelece um importante passo para ampliar as oportunidades de qualificação profissional no Brasil. Realize a inscrição no site oficial

O Google abriu um curso gratuito de capacitação Google Cloud Computing Foundations em 2024. O programa disponibilizou módulos on-line com foco no aprendizado dos fundamentos da computação em nuvem, uma das tecnologias mais demandadas dos últimos anos. 

Este ano, o curso será realizado em 6 de dezembro de 2025, em formato híbrido: presencialmente, em parceria com instituições de ensino na América Latina, e de forma online, com transmissão pela plataforma Alura no Brasil.

Apagão na nuvem da Amazon derruba aplicativos ao redor do mundo

 

A Amazon Web Services (AWS), divisão de computação em nuvem da Amazon, sofreu uma grande pane em outubro, provocando um apagão que afetou diversas empresas e plataformas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. “O Perplexity está fora do ar agora.

A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver”, publicou o CEO da empresa, Aravind Srinivas, na rede social X (antigo Twitter).

LEIA MAIS: Apple demite funcionários com 20 a 30 anos de empresa; entenda

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.