Trânsito em Salvador: como consultar em tempo real e evitar problemas
Aplicativos permitem consultas do trânsito de Salvador, em tempo real, úteis para fugir de engarrafamentos, escolhendo rotas mais rápidas
Por Dinaldo dos Santos.
Em uma cidade de tráfego intenso como Salvador, acompanhar a situação de trânsito em tempo real deixou de ser apenas uma comodidade para se tornar uma necessidade.
Seja para fugir de engarrafamentos, escolher a rota mais rápida ou planejar melhor o horário de saída, motoristas e pedestres contam hoje com algumas ferramentas e serviços que mostram, minuto a minuto, como está o trânsito na capital baiana.
+ Ônibus que passam pelo Rio Vermelho têm itinerário alterado; entenda
+ Obras devem gerar transtornos no trânsito da Graça e da Calçada
De aplicativos de navegação a plataformas de monitoramento oficial, a tecnologia tem se tornado aliada na tarefa de driblar congestionamentos e garantir deslocamentos mais ágeis pela cidade.
Entre as opções mais utilizadas, aplicativos como Google Maps e Waze lideram pela praticidade e precisão, oferecendo rotas alternativas, estimativas de tempo de percurso e alertas sobre acidentes ou bloqueios.
O Waze, por ser focado em navegação, é conhecido por sua capacidade de coletar e processar dados de usuários e parceiros para oferecer informações detalhadas sobre o trânsito, incluindo alertas de acidentes, obras e outros incidentes.
+ Veja o que mudou na Avenida Jorge Amado, em Salvador
+ Obras devem gerar transtornos no trânsito da Graça e da Calçada
Já o Google Maps, por sua vez, também utiliza dados de trânsito em tempo real, incluindo localização de GPS e informações de navegação, para sugerir rotas otimizadas e alertas de trânsito.
Outra ferramenta importante é o serviço de trânsito disponibilizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), que atualiza, em seu site e redes sociais, informações sobre interdições, obras e lentidão nas principais avenidas.
Há ainda recursos integrados a veículos de comunicação, que informam ao público, as condições das vias em tempo real, e câmeras públicas de monitoramento, acessíveis pela internet, que permitem ao usuário visualizar diretamente o fluxo em pontos estratégicos da cidade.
Na Transalvador, o Núcleo de Operação Assistida (NOA) é a central de videomonitoramento oficial da cidade. Foi implementado em 2015 e conta com imagens de cerca de 400 câmeras espalhadas por diversas vias da capital baiana.
Pelo NOA, agentes monitoram o trânsito 24 horas todos os dias da semana, auxiliando as equipes que ficam nas ruas e, também recebe e busca soluções para as demandas que os cidadãos enviam pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.
A Imprensa também é atendida por meio do Boletim NOA, que é emitido de hora em hora no site da Transalvador.
Criado em julho de 2016, o NOA Cidadão é um projeto que segue o modelo colaborativo e que envolve a participação direta do cidadão com a autarquia por meio de um aplicativo instalado no smartphone, que envia solicitações e ocorrências diretamente ao NOA Operação.
As solicitações que chegam através do aplicativo são separadas por prioridades de atendimento, sendo resolvidas com maior brevidade aquelas consideradas mais graves, como os acidentes, ou ainda situações que possam causar maiores transtornos ao fluxo.
O NOA Cidadão também permite ao público receber, em tempo real, informações sobre situações que estejam causando grande impacto no trânsito. Também é possível cadastrar um ou mais veículos para receber alertas de notificações, além de consultar a segunda via de autos de infração.
Aquelas que, por algum motivo, não puderem ser atendidas entram para um banco de dados para que sejam planejadas ações de fiscalização naqueles locais.
As redes sociais são também ferramentas que a Transalvador utiliza para manter a população informada sobre as condições das vias. Plataformas como X (antigo Twitter), Threads e Instagram são atualizadas constantemente com alertas sobre acidentes, interdições, obras, bloqueios e eventos que impactam o tráfego.
⚠Caminhão quebrado antes do viaduto de Águas Claras deixa trânsito lento no sentido Cajazeiras. Transalvador no local e guincho já acionado
📷: Transalvador pic.twitter.com/1VyN3RPmPg
— Transalvador (@transalvador1) August 15, 2025 " target="_blank" >
⚠Caminhão quebrado antes do viaduto de Águas Claras deixa trânsito lento no sentido Cajazeiras. Transalvador no local e guincho já acionado
— Transalvador (@transalvador1) August 15, 2025
📷: Transalvador pic.twitter.com/1VyN3RPmPg
As publicações, geralmente, acompanhadas de fotos e vídeos, também têm orientações de segurança e informações sobre mudanças no fluxo em grandes avenidas ou em regiões estratégicas da capital baiana.
Essa comunicação direta e em tempo real ajuda a reduzir transtornos, além de incentivar o uso consciente das vias e o respeito às normas de trânsito.
A estratégia nas redes sociais faz parte de um esforço para aproximar o órgão da população, oferecendo um canal rápido e acessível, capaz de atingir milhares de pessoas em poucos segundos.
LEIA MAIS: Bahia pega o Corinthians após rompimento de relações entre os clubes
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).