Obras devem gerar transtornos no trânsito da Graça e da Calçada
Transalvador autoriza obras por até 180 dias com previsão de valas abertas, ocupação de calçadas e possíveis interrupções no tráfego na Calçada e na Graça
Por João Tramm.
Motoristas e pedestres que circulam pelos bairros da Graça e da Calçada devem se preparar para meses de obras, barulho, desvios e lentidão no trânsito. Duas autorizações publicadas no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (7) liberam a execução de obras para instalação de gasodutos e ramais de gás natural, com intervenções que devem se estender por até 180 dias.
As obras, de responsabilidade da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), foram autorizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e envolvem tanto métodos destrutivos (com abertura de valas) quanto métodos não destrutivos de escavação. Mesmo com a previsão de execução em horários alternativos ao pico, os impactos sobre o cotidiano das vias e da vizinhança são inevitáveis.
+ Transalvador promove leilão com mais de 50 lotes de veículos e sucatas
+ Transalvador inicia campanha educativa “Volta às Aulas”
Na Graça, obra diurna
Uma das obras será realizada na Ladeira da Gabriela, no bairro da Graça, nas imediações da Via Arterial II (VA-II), para atendimento ao empreendimento Mansão Professor José Maria de Magalhães Neto. A intervenção será feita no turno diurno, entre 8h30 e 11h30 e das 13h30 às 17h.
Durante a execução, parte dos passeios será ocupada, restando apenas uma faixa mínima de 1,20 metro para circulação de pedestres. A movimentação de operários, materiais e a abertura de valas em áreas asfaltadas, calçadas de concreto ou com piso intertravado vão impactar diretamente a fluidez do tráfego e o deslocamento de moradores.
Embora a Transalvador tenha proibido a presença de maquinário pesado na pista e determinado que as áreas sejam totalmente recuperadas até as 17h30, a própria autarquia admite que as obras podem ser suspensas se provocarem congestionamentos severos. A empresa também deverá manter livre o acesso a edificações e providenciar monitores de tráfego e painéis de aviso móvel para minimizar o caos.
Na Calçada, obra noturna
O segundo canteiro de obras se instalará na Avenida Jequitaia, no bairro da Calçada, também na Via Arterial II. Lá, será feita a ligação de um ramal de 56 metros de extensão para fornecimento de gás ao Posto Panda. A intervenção está autorizada para ocorrer durante a madrugada, das 20h30 às 5h da manhã — o que, embora evite congestionamentos, deve afetar o sossego de moradores e trabalhadores da região.
Assim como na Graça, a execução envolverá a abertura de valas, escavações e recomposição de diversos tipos de pavimento, além de ocupação parcial das calçadas. A Transalvador determinou que todo o trajeto seja sinalizado e que a empresa disponibilize dois monitores de tráfego e dois PMVs (Painéis de Mensagem Variável).
A ligação ao posto de combustíveis deverá respeitar os mesmos padrões técnicos e condicionantes de segurança e sinalização. A empresa terá ainda a obrigação de recompor todo o espaço afetado, incluindo áreas verdes, calçadas, estacionamentos e guias.
+ Agente da Transalvador dá detalhes sobre agressão: 'Me deu um soco'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).