Festa de Santa Bárbara altera trânsito no Centro Histórico de Salvador
Mudanças serão feitas pela Transalvador para a Festa de Santa Bárbara, com bloqueios, desvios e proibição de estacionamento ao longo do dia
Por Ananda Costa.
A Festa de Santa Bárbara provocará alterações no trânsito do Centro Histórico de Salvador nesta quinta-feira (4). Segundo a Transalvador, as medidas incluem proibição de estacionamento, instalação de barreiras fixas, semifixas e móveis, além de desvios de fluxo em diversos pontos da região.
Das 4h às 13h, o estacionamento estará proibido na Ladeira Revolta dos Malês, nos dois lados, para garantir vagas destinadas aos veículos oficiais do Corpo de Bombeiros.
Barreiras fixas serão instaladas das 5h às 16h em pontos como a Ladeira Ramos de Queiroz (parte baixa), Rua das Flores com Ladeira Ramos de Queiroz e Rua do Tabuão com Caminho Novo do Taboão. Uma barreira semifixa funcionará das 7h às 16h na Rua Engenheiro João Pimenta Bastos com a Rua Siqueira Campos.
O tráfego será desviado entre 7h e 16h na Rua Siqueira Campos com Engenheiro João Pimenta Bastos, na Avenida J.J. Seabra (Aquidabã) e na Rua Padre Agostinho Gomes.
A partir das 8h, barreiras móveis serão distribuídas em trechos da Avenida J.J. Seabra, Ladeira Ramos de Queiroz (parte alta), Rua dos Marchantes, Rua do Alvo, Rua Direita de Santo Antônio e Praça dos Veteranos. O Largo do Pelourinho ficará interditado das 8h às 20h.
A partir das 10h, haverá bloqueios móveis progressivos em vias como a Ladeira Revolta dos Malês, Rua do Tijolo, Rua do Saldanha, Rua São Francisco, Rua Ruy Barbosa, Ladeira do Prata, Travessa Professor Antônio Borja, Rua 12 de Outubro, Largo de São Miguel, Rua Frei Vicente, Ladeira da Saúde e Ladeira do Ferrão.
Também a partir das 10h, o bloqueio de fluxo será ampliado para áreas como Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Avenida José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), Rua Padre Agostinho Gomes e Largo do Pelourinho.
Rotas alternativas
Quem segue pelo Centro em direção à Baixa dos Sapateiros pode utilizar a Rua do Pau da Bandeira, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia e o Túnel Américo Simas. Veículos vindos das Sete Portas e Bonocô têm como opções o Vale do Nazaré, a Avenida Joana Angélica e Saúde.
Festa de Santa Bárbara terá programação religiosa e cultural no Pelourinho

A Irmandade dos Homens Pretos realiza, ao longo de dezembro, a tradicional Festa de Santa Bárbara, no Centro Histórico de Salvador. As atividades serão concentradas na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com programação religiosa e cultural aberta ao público.
O principal dia da festa será na próxima quinta-feira, 4 de novembro. A programação começa às 6h, com a Alvorada de Fogos, seguida da Salva dos Clarins às 7h. Às 8h, haverá missa campal, que antecede a procissão pelas ruas do Pelourinho.
Onde acontece a Festa de Santa Bárbara em Salvador? O cortejo sairá da Igreja do Rosário dos Pretos e passará pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça. O trajeto inclui parada no Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, onde a corporação prestará homenagem à sua padroeira.
Herança de fé e sincretismo na Bahia
O evento, realizado no Centro Histórico de Salvador, combina fé, sincretismo religioso e cultura afro-brasileira, especialmente as tradições ligadas a Iansã, orixá dos ventos e tempestades.
Desde a madrugada do dia 4 de dezembro, devotos vestidos de vermelho e branco lotam o Largo do Pelourinho para acompanhar a missa campal em homenagem à padroeira do Corpo de Bombeiros, celebrada às 8h. Após a cerimônia, a imagem da santa segue em procissão pelas ruas do Centro Histórico, passando por locais como a Praça da Sé, o Terreiro de Jesus e o quartel do Corpo de Bombeiros, onde ocorre uma saudação especial.
LEIA MAIS: Festas Populares: guia definitivo para o dia de Santa Bárbara em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).