Frio intenso na Bahia: Conquista registra 12,5 °C e outras cidades têm queda
O frio intenso na Bahia foi provocado pela passagem de uma frente fria que chegou ao estado no início da semana
Por Dinaldo dos Santos.
Frio intenso na Bahia: no período de 20 a 23 de outubro, a frente fria que atingiu o estado provocou queda acentuada nas temperaturas de várias cidades, com marcas recordes para o início da primavera. De acordo com dados do Inmet, Vitória da Conquista registrou a menor temperatura do estado nas últimas 24 horas, medindo 12,5 °C.
Logo atrás, aparecem cidades da Chapada Diamantina, também fortemente afetadas pelo frio. Lençóis registrou mínimas em torno de 13,5 °C, enquanto Morro do Chapéu anotou cerca de 13,7 °C
Cidades do centro-norte e oeste do estado também figuram entre as mais frias: Senhor do Bonfim (16,0 °C), Irecê (16,3 °C), Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (ambas perto de 16,9 °C)
Frio intenso na Bahia
A queda de temperatura está associada à passagem de uma massa de ar frio, cuja intensidade diminui apenas a partir de meados desta semana.
Em algumas localidades, o frio é acompanhado por céu nublado e possibilidade de chuvas — o que agrava a sensação térmica e demanda atenção das autoridades locais.
Municípios mais elevados ou localizados em áreas de serra ou planalto, como na Chapada Diamantina, tendem a registrar mínimas mais baixas, o que reforça a importância de monitoramento contínuo para os moradores, inclusive em relação a impactos sobre saúde pública, relacionados com infecções respiratórias.
Temperaturas em Salvador
Em Salvador, as temperaturas também apresentaram queda nesta semana, mas de forma mais moderada em comparação ao interior do estado.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros na capital baiana variaram entre 22°C e 25°C entre segunda (20) e quinta-feira (23), com sensação térmica ainda mais baixa devido aos ventos e à elevada umidade do ar.
O tempo permaneceu predominantemente nublado, com chuvas intermitentes e garoa em alguns bairros, especialmente nas madrugadas e manhãs. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) chegou a elevar os níveis de risco para a segurança da população em áreas vulneráveis, por causa do volume acumulado de chuva e das condições instáveis.
Nesta semana, a capital baiana registrou rajadas de ventos de até 75,2 km/h, com o pico ocorrendo no bairro de Itapuã, além de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvore e pontos de alagamentos.
Apesar de o frio não ser intenso, o comportamento climático da semana reforçou o padrão típico do período chuvoso da primavera, marcado por temperaturas amenas e alta nebulosidade.
LEIA MAIS: Salvador registra quedas de 12 árvores por ações das chuvas e ventos fortes
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).