Prefeitura monta esquema para a Festa de Yemanjá; veja o que muda na cidade
As ações serão desenvolvidas nas áreas de manutenção, fiscalização, trânsito, transporte, segurança do patrimônio e limpeza urbana, dentre outras
Para a celebração da tradicional Festa de Yemanjá, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços para dar mais conforto ao público que vai estar nesta sexta-feira (2/1), no Rio Vermelho. As ações serão desenvolvidas nas áreas de manutenção, fiscalização, trânsito, transporte, segurança do patrimônio e limpeza urbana, dentre outras.
TRÂNSITO
A partir desta quinta-feira (1/2), começam as alterações no trânsito na cidade. Às 19h, haverá a interdição progressiva do tráfego de veículos, em uma das faixas, nas vias que margeiam o Dique do Tororó para a “Entrega do presente às Águas Sórodó 2024”.
Também hoje, a partir das 23h, também haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, quando da realização da “Entrega do presente de Oxumaré”, na Avenida Vasco da Gama, saída no Terreiro Ylê Axé Oxumaré, com retorno defronte ao Supermercado Assaí, com chegada no Dique do Tororó.
Na sexta (2), a partir das 4h, o tráfego de veículos sofrerá alteração para a “Entrega do presente de Yemanjá”, na Avenida Vasco da Gama (saída no Terreiro Ilê Axé Oxumarê), Rua Conselheiro Pedro Luiz (contrafluxo), Largo da Mariquita, Rua João Gomes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral (chegada na Colônia de Pesca Rio Vermelho).
Além disso, a Transalvador atuará por interdições, desvios, barreiras móveis, fixas e semifixas e estacionamentos na Zona Azul nas imediações da Praia da Paciência, no Rio Vermelho.
TRANSPORTE
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial no entorno do Rio Vermelho para garantir o atendimento de transporte durante a festa de Yemanjá. Ao todo, 19 ônibus da frota reguladora foram separados para a operação e poderão ser utilizados caso haja demanda proveniente, das 17h às 23h30, nos dias 1º e 2.
Para atender o público da festa, foram criados quatro pontos de taxi e mototáxi em locais estratégicos, facilitando a saída do local, situados no cruzamento da Rua Osvaldo Cruz com a Rua do Canal; Rua Odilon Santos, próximo à Prefeitura-Bairro; na Rua da Paciência; e no cruzamento da Avenida Anita Garibaldi com a Rua Conselheiro Pedro Luiz, próximo ao primeiro retorno. Além destes, os pontos já regulamentados nas proximidades da festa também estarão ativos.
GUARDA MUNICIPAL
Na sexta-feira (2), 150 agentes da Guarda Civil Municipal estarão atuando durante o evento, no bairro do Rio Vermelho. Os guardas iniciarão as atividades antes da festa em apoio às fiscalizações e ordenamento realizado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em todo o circuito.
Além disso, a GCM realizará também ações de patrulhamento preventivo, prevenção à violência e prestará apoio nas barreiras de trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), fazendo o controle de acesso em alguns pontos. Também aturará nos postos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nas fiscalizações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), assim como na proteção dos equipamentos públicos.
AMBULANTES
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (Dsep), vai fiscalizar os ambulantes licenciados para o evento, além de orientar e organizar a distribuição dos vendedores no trajeto da festa. Os agentes também vão coibir o uso de materiais perfurocortantes, espetos, garrafas de vidro e qualquer material que possa causar perigo à população. As equipes irão atuar das 19h do dia 1° até a madrugada do sábado (3).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!