AO VIVO Últimas Notícias
13/01/2023 10h50 | Atualizado em 13/01/2023 10h53

Recorde: 200 toneladas de fiação irregular são retiradas de postes na Bahia

O volume de cabos removidos no ano passado é cerca de 260% superior a 2021. Para alcançar o resultado, os técnicos da distribuidora realizaram cerca de 60 mil fiscalizações em todo o estado.

Recorde: 200 toneladas de fiação irregular são retiradas de postes na Bahia Foto: divulgação/Neoenergia Coelba
Da Redação

Um número recorde de fios irregulares foi removido de postes por toda a Bahia no ano de 2022. De acordo com informações da Neoenergia Coelba, no ano passado, foram retiradas cerca de 200 toneladas de cabos e equipamentos de telefonia e internet instalados irregularmente em todo o estado. Uma média de 545 quilos por dia. 

De acordo com a distribuidora de energia, o resultado histórico é fruto das ações integradas como o aumentou o número de técnicos na fiscalização dos postes. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população, a retirada dos equipamentos garante a segurança das pessoas e evita incêndios em fiações.

O volume de cabos removidos no ano passado é cerca de 260% superior a 2021. Para alcançar o resultado, os técnicos da distribuidora realizaram cerca de 60 mil fiscalizações em todo o estado. Em campo, as equipes técnicas fazem a remoção dos cabos e das caixas irregulares de internet. Os equipamentos que não respeitam os padrões técnicos, como switches e cabos UTP/STP e que são energizados a partir de uma ligação clandestina, se tornam um dos maiores ofensores na ocorrência de incêndios nas redes.

“O nosso trabalho é diário. Todos os dias estamos em algum local para organizar a rede e eliminar os riscos causados pelas empresas clandestinas ou mesmo pelas autorizadas, mas que estão com os cabos fora do padrão de segurança exigidos pelo setor. O desafio para o ano de 2023 é continuar fortalecendo a nossa atuação com foco em prover uma ocupação racional dos nossos postes.”, destacou a supervisora de Projetos da Neoenergia Coelba, Hannah Miranda.

A distribuidora também realiza a notificação às empresas que estão com os fios fora dos padrões técnicos de segurança e descumprindo o contrato firmado com a Neoenergia Coelba. No ano passado, mais de 25 mil notificações foram emitidas. O número é 174% superior quando comparado a 2021.

Complementar às atuações em campo da distribuidora, o cliente também pode ser atuar no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, é possível verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos:

Acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.

Operadoras irregulares

O número de operadoras atuando de maneira irregular na Bahia vem crescendo à medida que o serviço está sendo demandado. A distribuidora estima que, das 711 empresas autorizadas pela Anatel para atuar no Estado, apenas 102 têm contrato com a distribuidora.

Para mudar este cenário, a Neoenergia Coelba criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.

Responsabilidade de manutenção

Segundo a Coelba, a manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da distribuidora tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação representa. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.

LEIA MAIS: Caminhão carregado de madeiras derruba poste no bairro do Uruguai, em Salvador

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!