Coelba é notificada pelo Procon por apagões causados pela chuva na Bahia
O Procon-Ba cobra explicações e medidas da Coelba após falhas no fornecimento de energia em mais de 20 municípios da Bahia
Por Lucas Pereira.
A Neoenergia Coelba, empresa responsável pelo fornecimento de energia na Bahia, foi notificada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) nesta segunda-feira (5), devido aos sucessivos apagões elétricos em diversos municípios baianos nos últimos dias. As falhas no fornecimento de energia foram intensificadas por fortes chuvas que atingem o estado, especialmente o interior.
Ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o Procon-BA exige que a concessionária apresente esclarecimentos detalhados sobre as causas das quedas de energia e as ações adotadas para minimizar os impactos à população. O órgão também cobra medidas concretas para a regularização do serviço, considerado essencial, principalmente em situações de emergência climática.
A notificação determina que a Coelba apresente justificativas técnicas sobre as interrupções prolongadas, relatórios de manutenção e contingência, dados atualizados sobre os impactos à população, além de esclarecer os procedimentos de atendimento ao consumidor durante os apagões. Também é exigido um plano para o ressarcimento dos danos sofridos pelos usuários afetados.
“Os fortes eventos meteorológicos recentes demonstram a necessidade de resiliência e preparo técnico por parte das concessionárias, a fim de assegurar a continuidade do serviço mesmo em condições adversas, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) e normas setoriais”, afirmou o superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio.
Segundo ele, o órgão estadual “reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos consumidores e manterá o monitoramento rigoroso da atuação da empresa, adotando todas as providências legais cabíveis”.
Em nota, a Coelba informou que as "fortes chuvas e ventos que atingem a Bahia desde a última quinta-feira (1/5) tiveram maior impacto na rede elétrica entre a sexta-feira e o sábado, período em que houve um maior número de interrupções no fornecimento de energia". Leia na íntegra:
"Nesta segunda-feira (5/5), a maior parte das ocorrências relacionadas aos temporais já estava normalizada. A empresa segue atuando em ocorrências mais complexas, com restrição de acesso por obstrução de vias e alagamentos, ou em casos gerados por novas ocorrências.
A Neoenergia Coelba reforça que realiza o monitoramento do clima em sua Central de Operações Integradas e está mobilizada para a contingência desde que obteve a previsão do início dos temporais, atuando de forma ininterrupta para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes.
A companhia quadruplicou o efetivo em campo e mobilizou equipes adicionais de eletricistas, técnicos e engenheiros de outras distribuidoras do grupo Neoenergia. Atualmente, mais de 500 equipes atuam nos municípios afetados. Toda a estrutura operacional da companhia segue mobilizada, com atenção redobrada ao atendimento das áreas mais críticas e de serviços essenciais para a população.
O reforço será mantido enquanto persistirem os efeitos das chuvas intensas".
Cidades afetadas
A notificação contempla ocorrências registradas nos seguintes municípios: Amélia Rodrigues, Buerarema, Camacan, Camamu, Canápolis, Cícero Dantas, Dias D’Ávila, Itapé, Jaguaribe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Nazaré, Pau Brasil, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Santana, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Valença.
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