AO VIVO Últimas Notícias
18/11/2022 09h55 | Atualizado em 18/11/2022 10h16

“Golpe do Tinder”: veja cinco dicas simples para não cair em cilada

Estudo mostra que o Brasil é o 2º maior mercado quando o assunto é online dating e nos últimos meses o "Golpe do Tinder" já corresponde a mais da metade dos sequestros de São Paulo.

Foto: Pexels
Mateus Xavier

Quem nunca marcou um encontro online com aquela princesa, ou aquele príncipe dos sonhos, chegou na hora e deu de cara com um verdadeiro sapo? Os aplicativos de namoro podem ser um perigo para quem não se atentar ao "Golpe do perfil falso".

O crime é utilizado por falsos galãs e até por sequestradores. O golpe é simples: uma pessoa utiliza foto de outras, para parecer mais atraente fisicamente. Com isso, atraem os pretendentes mais interessantes dos aplicativos, mas, na hora, tenta a sorte para continuar num encontro armado de forma enganosa.

Estudo mostra que o Brasil é o 2º maior mercado quando o assunto é online dating e, nos últimos meses, o "Golpe do Tinder" já corresponde a mais da metade dos sequestros de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, 45 dos 75 casos instaurados na capital paulista, em 2022, foram cometidos com a ajuda de aplicativos de relacionamento, sendo o Tinder e o Inner Circle os apps mais usados pelas vítimas.

Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos e diretor de comunicação de uma plataforma, ressalta que além do cuidado que as plataformas em geral têm para manter o ambiente seguro, é preciso ter cautela ao ir em encontros. 

CINCO DICAS

1 – REDES SOCIAIS 

Atualmente, é muito importante pedir as redes sociais de alguém que você está se relacionando virtualmente. Pois além de ser praticamente impossível alguém não utilizar as redes sociais, o perfil pode passar mais informações sobre a pessoa com quem você está conversando.

2 – ANÁLISE DE INFORMAÇÕES 

É importante conferir as datas das publicações e os comentários, pois se forem muito recentes e sempre os mesmos "amigos" é hora de desconfiar.

3. ÁUDIO E VÍDEO 

Nada melhor do que ouvir, mas também dar uma cara ao rosto de alguém que você tanto fala. Então, para garantir que a pessoa que você está conversando realmente existe e é quem diz ser, crie clima para uma chamada de vídeo.

4. LUGAR PÚBLICO

Marque sempre seus encontros em um local que seja público, que você conheça bem e que, se possível, seja monitorado com câmeras. Quanto mais você conhecer do local que você está indo, melhor.

5. AVISE AOS AMIGOS 

Passe todas as informações que você tiver sobre quem você está encontrando e os detalhes do local. É melhor que alguém saiba e possa ser o seu refúgio caso você precise, do que acabar ficando na mão.

LEIA MAIS: Entregador aparece morto após ser sequestrado junto com amigo em Águas Claras; colega escapou

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!