VÍDEO: moradores denunciam agressão policial durante manifestação em São Marcos

PM informou que tomou conhecimento da denúncia de agressão policial e que os agentes envolvidos foram encaminhados à Corregedoria Geral

Por Da redação.

Moradores denunciaram, na noite desta quinta-feira (10), uma agressão policial durante manifestação em São Marcos, bairro de Salvador, enquanto protestavam pela morte de Caíque dos Santos Reis.

Agressão policial durante manifestação em São Marcos. Foto: Redes sociais

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que um homem aparece gravando os policiais que atuavam na região. Ao afirmar que estava registrando a ação, um dos agentes desfere um tapa que atinge o celular do morador.

Em seguida, outros vídeos mostram os manifestantes reclamando das agressões policiais e afirmando que apenas buscam justiça pela morte de Caíque, que, segundo familiares, foi assassinado durante uma ação da PM no bairro de São Marcos.

Veja vídeo da agressão policial durante manifestação em São Marcos

Em nota, a Polícia Militar informou que tomou conhecimento das imagens e encaminhou os policiais envolvidos à Corregedoria Geral da PMBA para a instauração de um Inquérito Policial Militar (IPM) e de um Processo Disciplinar, com o objetivo de apurar detalhadamente as circunstâncias do ocorrido e adotar as providências cabíveis.

“A PMBA repudia condutas que se afastem dos princípios da legalidade, da ética e do respeito aos direitos humanos, reafirmando que não compactua com excessos ou desvios de comportamento e que atua com rigor na apuração de responsabilidades”, informou a corporação em nota.

Morte de Caíque dos Santos 

Foto: Redes sociais

Um vídeo em que moradores chamam policiais de assassinos viralizou nas redes sociais após uma ação, realizada pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), que terminou com duas pessoas mortas no dia 28 de setembro. 

Nas imagens divulgadas pelos moradores da localidade, é possível ver o momento em que populares se revoltam quando agentes colocam o corpo de uma das vítimas no fundo de um camburão.

Após manifestações contra a morte de Caíque dos Santos, a PM afastou os militares envolvidos na ação.

De acordo com a instituição, os agentes foram afastados das atividades operacionais, submetidos a oitivas individuais e encaminhados ao Departamento de Promoção Social da PM, onde recebem acompanhamento psicológico especializado.

Além disso, conforme a PM, eles também participam de atividades de apoio emocional e de palestras diárias voltadas à valorização da vida e aos valores humanos, permanecendo sob acompanhamento administrativo até a conclusão das investigações.

Tiroteios durante ações policiais em setembro

Salvador e a Região Metropolitana registraram 54 tiroteios durante ações policiais em setembro, o que corresponde a 51% dos 105 confrontos armados contabilizados no período. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado e mostram que a violência armada resultou em 93 pessoas mortas e 25 feridas ao longo do mês.

O relatório aponta ainda que, além das ações policiais, outros contextos de violência armada também foram identificados: disputas entre grupos armados (6 tiroteios), roubos e tentativas de roubo (10), perseguições (8) e brigas (4).

A distribuição dos tiroteios e vítimas por município em setembro foi a seguinte:

Salvador: 78 tiroteios, com 67 mortos e 19 feridos

Camaçari: 8 tiroteios, 9 mortos

Lauro de Freitas: 6 tiroteios, 6 mortos e 3 feridos

LEIA MAIS: Vítimas da violência: relembre casos de jovens atingidos por tiros na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.