Salvador e RMS registram 54 tiroteios durante ações policiais em setembro

Levantamento do Instituto Fogo Cruzado mostra que tiroteios durante ações policiais em Salvador e região metropolitana representaram 51% dos casos no mês

Por Ananda Costa.

Salvador e a Região Metropolitana registraram 54 tiroteios durante ações policiais em setembro, o que corresponde a 51% dos 105 confrontos armados contabilizados no período. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado e mostram que a violência armada resultou em 93 pessoas mortas e 25 feridas ao longo do mês.

Tiroteios durante ações policiais em setembro. Foto: Ascom PC

O relatório aponta ainda que, além das ações policiais, outros contextos de violência armada também foram identificados: disputas entre grupos armados (6 tiroteios), roubos e tentativas de roubo (10), perseguições (8) e brigas (4).

A distribuição dos tiroteios e vítimas por município em setembro foi a seguinte:

Salvador: 78 tiroteios, com 67 mortos e 19 feridos

Camaçari: 8 tiroteios, 9 mortos

Lauro de Freitas: 6 tiroteios, 6 mortos e 3 feridos

Tiroteios durante ações policiais em setembro

No último dia 11 de setembro, moradores do bairro da Federação, em Salvador, registraram na madrugada mais uma intensa troca de tiros na região. Somente neste ano, o Instituto Fogo Cruzado já registrou em oito meses mais de 35 tiroteios na localidade.

De acordo com a Polícia Militar, guarnições da 41ª CIPM foram acionadas após denúncias de disparos de arma de fogo na localidade conhecida como Madruga. Ao chegarem ao local, os suspeitos iniciaram um confronto com os policiais.

Após a ação, ninguém foi encontrado ferido. Os suspeitos conseguiram fugir, e o policiamento foi reforçado na região.

Vítimas da violência: relembre casos de jovens atingidos por tiros na Bahia

Foto: Redes sociais

Marcus Vinicius Alcântara, Caíque dos Santos Reis, Ana Luíza Silva e Larissa Azevedo. O que esses nomes têm em comum? Todos foram jovens vítimas da violência na Bahia, somente em 2025.

Em dados divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, Salvador apareceu liderando o ranking da violência armada na Região Metropolitana com 64 mortes registradas em junho. Ao todo, a capital baiana teve 92 tiroteios no mês, em um total de 132 ocorrências monitoradas na região.

Quando o assunto é bala perdida, Salvador é a segunda cidade com mais vítimas neste ano. Entre janeiro e setembro de 2025, 26 pessoas foram vítimas de bala perdida na capital baiana. Deste total, sete morreram e 19 ficaram feridas. 

O Fogo Cruzado fez um mapa para detalhar os bairros mais afetados pela violência armada no primeiro semestre de 2025.

Entre os municípios da Região Metropolitana, Salvador foi o mais impactado: concentrou 73% dos tiroteios, 69% dos mortos e 79% dos feridos registrados em 2025. Os bairros com maior incidência são:

- Lobato: 23 tiroteios, 18 mortos e 5 feridos
- Beiru/Tancredo Neves: 22 tiroteios, 5 mortos e 5 feridos
- Mussurunga: 19 tiroteios, 14 mortos e 4 feridos
- Fazenda Coutos: 18 tiroteios, 18 mortos e 3 feridos
- Narandiba: 14 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos

LEIA MAIS: Homem é preso suspeito de divulgar fotos íntimas sem consentimento em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.