Suspeitos confessam participação na morte de sargento baiano no ES

Suspeitos confessaram que assassinato de PM teria sido motivada por um desentendimento

Por Anna Caroline Santiago.

Os suspeitos de envolvimento na morte do sargento da reserva da Polícia Militar da Bahia, Francisco de Assis Pereira dos Reis, 66 anos, confessaram o crime. O corpo do militar foi encontrado na quarta-feira (29) em uma área de mata. Os homens, de 27 e 21 anos, foram detidos na última terça-feira (28), em Vila Velha, no Espírito Santo.

Francisco havia desaparecido em 26 de outubro. Ele foi visto pela última vez na manhã de sexta-feira (24), quando deixou sua residência no bairro Nova Teixeira para encontrar um dos suspeitos, locatário de um veículo de sua propriedade.

Suspeitos confessam participação na morte de sargento baiano no ES.Foto: PCBA

Os autores confessaram o homicídio, motivado por um desentendimento relacionado à locação do veículo e aos valores devidos. Segundo eles, a vítima foi estrangulada dentro do carro, ainda em Teixeira de Freitas. Os presos permanecem custodiados em Vila Velha, mas responderão pelo crime em Teixeira de Freitas, onde o homicídio ocorreu.

O corpo do sargento foi localizado enterrado na zona rural de Jaguaré, também no Espírito Santo. Ele foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de São Mateus, onde passará por necropsia.

De acordo com a Polícia Civil, os indícios apontavam para homicídio, já que os objetos pessoais da vítima não foram levados. As investigações indicam que os suspeitos retornaram com Francisco até sua residência, o surpreenderam, o colocaram em seu veículo e seguiram em direção a Vitória (ES).

Investigação

Diante das evidências, a autoridade policial solicitou a prisão temporária dos investigados. Os mandados foram cumpridos com apoio da Polícia Civil do Espírito Santo, que também apreendeu o veículo da vítima em poder dos suspeitos.

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo de Homicídios da 8ª Coorpin, finaliza as investigações e deve remeter o inquérito à Justiça em breve.

A operação contou com a atuação integrada de diversas equipes, incluindo a Polícia Civil da Bahia (8ª Coorpin/Teixeira de Freitas), o Comando de Policiamento Regional Sul/Extremo Sul da PMBA (CPR-ES/PMBA), a Polícia Militar e a Polícia Civil do Espírito Santo, além da Polícia Técnica do estado.

Operação contou com a atuação integrada de diversas equipes.Foto: PCBA

Bahia é segundo estado mais violento do Brasil

A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

Salvador volta a ser capital mais violenta do Brasil, aponta anuário

O índice refere-se à taxa de mortes violentas intencionais, quando há intenção de causar a morte ou lesões graves. No caso de Salvador, a taxa é 52 – a média nacional é 20,4. Foram 1.335 mortes violentas registradas na cidade neste período.

A segunda colocada no quesito é Macapá, com taxa de 44,3. A terceira posição fica com Maceió: 38,6.
Salvador não liderava o ranking desde o anuário de 2021, estudo que se refere a informações coletadas em 2020.

Apesar da liderança do ranking, a capital baiana teve queda de 10,8% na taxa de mortes violentas intencionais. O recuo foi acima da média nacional, de 5,1%.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.