Quem é quem no assassinato de técnicos de internet em Salvador

Entre os envolvidos na morte dos técnicos de internet, três teriam autorizado o crime a partir do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador

Por Da redação.

Uma semana após a morte de três técnicos de internet no Alto do Cabrito, em Salvador, as investigações da Polícia Civil da Bahia (PCBA) indicam que ao menos 11 criminosos participaram do crime, ocorrido no dia 16 de dezembro.

As vítimas, Ricardo Antônio da Silva Souza, 44 anos; Jackson Santos Macedo, 41; e Patrick Vinícius dos Santos Horta, 28, teriam sido assassinadas sob a suspeita de que estariam instalando equipamentos de monitoramento para facções rivais. 

Quem é quem

Entre os envolvidos, que vão de olheiros a mandantes, oito suspeitos já foram identificados. Três deles teriam autorizado o crime diretamente do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. São eles: Jorge Ferreira Santos, conhecido como Capenga; Venício Bacelar Costa, o Fofão; e Antônio Dias de Jesus, o Colorido. 

Quem é quem no assassinato de três técnicos de internet em Salvador.Foto: Reprodução

Foragido no Rio de Janeiro

Outro apontado como mandante é Edson Silva de Santana, o Jegue, identificado como uma das lideranças do BDM e atualmente foragido no Rio de Janeiro. Ele já integrou o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Durante as apurações, a polícia teve acesso a conversas de WhatsApp que comprovam a articulação do crime, desde a chegada dos técnicos à região até a decisão pela execução, após o aval do líder da facção, que está no Rio de Janeiro. As mensagens indicam que, após as vítimas serem inicialmente liberadas pelos traficantes, o mandante ordenou que os criminosos voltassem e matassem os três homens.

"Eles foram sequestrados perto do bairro onde pararam para almoçar. Se tivessem ido embora, nada disso teria acontecido. E outro detalhe: os quatro [suspeitos] fazem um comunicado para esse líder para dizer 'Tinha uns caras aqui instalando câmeras e a gente expulsou'. E aí, esse líder fala: 'Não, se estava instalando câmera, seja para facção rival ou para a polícia, mata'. E aí, eles [os suspeitos] vão lá e pegam", relatou, com exclusividade, a fonte policial ao Aratu On.

Denúncia de traficantes

Imagens que circulam nas redes sociais mostram um dos traficantes denunciando os técnicos a um comparsa identificado como Jeferson Caíque Nunes dos Santos, o Badalo.

"Badalo"

Badalo morreu no último domingo (21), após trocar tiros com policiais no bairro de Massaranduba, em Salvador. Ele tinha passagens pela polícia por roubo a banco com uso de explosivos e tráfico de drogas, e estava em liberdade condicional.

Badalo é mencionado em vídeo de traficantes sobre os serviços dos técnicos de internet. Foto: Reprodução

No mesmo dia, foi preso Jonatas Amorim Nascimento, conhecido como Jon. Já entre a noite de segunda-feira (22) e a madrugada desta terça-feira (23), outros suspeitos se apresentaram à polícia. Entre eles estão Joeferson Gomes dos Santos, o Gueu Banguela; Kauan Pires da Silva, o Cabeça de TV; e Alexandre Souza Barbosa, o Esquilo.

Kauan Pires da Silva (à esquerda), Joeferson Gomes dos Santos (ao centro) e Alexandre Souza Barbosa (à direita). Foto: Reprodução

Foragidos

Segundo a Polícia Civil, apenas dois suspeitos seguem foragidos: Adriel Santos Silva, conhecido como Nego D’Água, e Igor Tarso Canuto da Silva, apelidado de O Piloto.

Adriel Santos da Silva (à esquerda) e Igor Tarso Canuto da Silva (à direita).Foto: Reprodução

LEIA MAIS: Uma semana depois: o que se sabe sobre o crime no Alto do Cabrito

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.