PF investiga Banco Master em nova fase de operação na Bahia
Segunda fase da Operação Compliance Zero investiga crimes financeiros ligados ao Banco Master e cumpre mandados no estado por determinação do STF
Por Ananda Costa.
A Polícia Federal realiza na Bahia, na manhã desta quarta-feira (14), uma nova etapa da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de crimes financeiros relacionados ao Banco Master, instituição controlada pelo empresário Daniel Vorcaro, preso dia 17 de novembro, quando se preparava para embarcar em um voo internacional.

As investigações apontam indícios de atuação de uma organização criminosa envolvida em práticas como gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro. As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao todo, estão sendo cumpridos 42 mandados de busca e apreensão em endereços localizados na Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Também foram determinadas ações de sequestro e bloqueio de bens e valores que superam R$ 5,7 bilhões.
Diretor do BC é dispensado de acareação após depoimento

O depoimento do baiano Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), foi considerado consistente e relevante pela investigação conduzida no Supremo Tribunal Federal (STF) e levou à sua dispensa da acareação com os banqueiros Daniel Vorcaro, do Banco Master, e Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB.
Ailton Aquino foi ouvido nesta terça-feira pela Polícia Federal no STF e foi o terceiro a prestar depoimento no inquérito que apura suspeitas de fraudes financeiras bilionárias envolvendo a tentativa de venda do Banco Master para o Banco de Brasília (BRB). Segundo interlocutores ligados à apuração, sua oitiva trouxe informações objetivas, com detalhamento de datas, fatos e procedimentos, o que reforçou a credibilidade do relato.
LEIA MAIS: Tem dinheiro aplicado? Confira como resgatar dinheiro no Banco Master
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).