PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil na Bahia
Ação investiga crimes de abuso sexual infantojuvenil no oeste da Bahia e cumpre mandado de busca e apreensão em Luís Eduardo Magalhães
Por Ananda Costa.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Frigg, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantojuvenil no oeste da Bahia, relacionados à aquisição, posse e armazenamento de material ilegal em plataformas digitais.

Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão domiciliar, além da determinação judicial para afastamento do sigilo de dados telemáticos, no município de Luís Eduardo Magalhães. As medidas foram autorizadas pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras.
Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início após o recebimento de informações encaminhadas por organismos internacionais de proteção à infância, que apontaram o envio e o armazenamento de arquivos contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes em serviços de armazenamento em nuvem e plataformas digitais.
As diligências permitiram a identificação de indícios de autoria e materialidade delitiva, resultando na adoção das medidas judiciais cumpridas nesta fase da operação. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e mídias de armazenamento, que passarão por análise pericial.
Os fatos investigados, em tese, se enquadram nos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).
As investigações seguem em andamento e tramitam sob segredo de justiça.
Outras operações na Bahia
Operação Dominus Areae

Equipes especializadas da Polícia Militar seguem reforçando o policiamento em Ipiaú, no Médio Rio de Contas, como parte da Operação Dominus Areae, com foco no enfrentamento às organizações criminosas.
Na madrugada desta quinta-feira (22), guarnições do CPR Médio Rio de Contas — incluindo a Cipe Central, a 55ª CIPM, a Rondesp, os batalhões de Choque (BPChoq) e de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), além do Grupamento Aéreo (Graer) — intensificaram o patrulhamento em áreas consideradas críticas e ampliaram as abordagens.
Operação contra venda ilegal de GLP

A Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), em uma ação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizou uma operação de combate à venda ilegal de GLP nesta quarta-feira (21), em Camaçari. A força-tarefa localizou um depósito clandestino na Avenida Rio Bandeira, onde foram encontrados mais de mil botijões de gás, armazenados de forma irregular.
Durante a operação de combate à venda ilegal de GLP, as equipes também identificaram e vistoriaram um caminhão utilizado no transporte dos produtos, consolidando uma das maiores apreensões do gênero na região este ano. Segundo o Decon, o comércio irregular de gás de cozinha oferece riscos graves de explosões devido ao armazenamento inadequado e, muitas vezes, alimenta uma cadeia de sonegação fiscal e concorrência desleal.
LEIA MAIS: Homem é baleado durante assalto no bairro da Calçada, em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).