Operação contra venda ilegal de GLP apreende mais de mil botijões na Bahia
Ação operação contra venda ilegal de GLP feita entre Decon e ANP, apreendeu mais de mil botijões de gás em Camaçari, na Região Metropolitana
Por Lucas Pereira.
A Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), em uma ação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizou uma operação de combate à venda ilegal de GLP nesta quarta-feira (21), em Camaçari. A força-tarefa localizou um depósito clandestino na Avenida Rio Bandeira, onde foram encontrados mais de mil botijões de gás, armazenados de forma irregular.

Durante a operação de combate à venda ilegal de GLP, as equipes também identificaram e vistoriaram um caminhão utilizado no transporte dos produtos, consolidando uma das maiores apreensões do gênero na região este ano. Segundo o Decon, o comércio irregular de gás de cozinha oferece riscos graves de explosões devido ao armazenamento inadequado e, muitas vezes, alimenta uma cadeia de sonegação fiscal e concorrência desleal.
Como balanço da operação, o estabelecimento foi autuado administrativamente pela ANP, e um inquérito policial foi instaurado na Decon para aprofundar as investigações. O foco agora é apurar crimes contra as relações de consumo e contra a ordem econômica, punindo quem coloca a vida da população em risco para obter lucro ilícito.
O proprietário do depósito foi encaminhado à unidade policial para prestar esclarecimentos e liberado em seguida.
Vale lembrar que no começo de 2026 houve um reajuste de R$ 5 no preço do botijão de gás na Bahia, anunciado no último dia do ano passado.
Ainda em outubro, o Governo Federal publicou a regulamentação do programa Gás do Povo, que tem como objetivo distribuir botijões de gás de 13 kg para até 15,5 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).