Operação policial acontece após fim de semana com 7 mortes em Ipiaú, na Bahia
A operação Dominus Areae foi lançada como resposta direta ao aumento da criminalidade e à disputa entre facções criminosas em Ipiaú
Por Dinaldo dos Santos.
A operação policial deflagrada nesta quinta-feira (22) no município de Ipiaú, na Bahia, ocorre poucos dias após a cidade registrar uma sequência de mortes violentas. A ação, denominada Operação Dominus Areae, foi lançada como resposta direta ao aumento da criminalidade e à disputa entre facções criminosas que resultou em pelo menos sete assassinatos no último fim de semana.

Fim de semana violento em Ipiaú
Entre a sexta-feira (16) e o domingo (18), sete pessoas foram mortas em diferentes bairros do município. Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, os crimes estão relacionados a um conflito interno de uma mesma facção criminosa, que teria se dividido e iniciado uma disputa por território.
O episódio provocou temor entre os moradores, que evitaram sair de casa durante o período, levando ao reforço imediato do policiamento.
As vítimas tinham entre 15 e 35 anos e foram mortas nos bairros Euclides Neto, Santana, Dois de Dezembro e na Praça de Eventos. Entre os mortos estão Ítalo Ravi Alves Cordeiro, de 15 anos; Nerisvaldo Santos Damascena Barbosa, de 20; Vinícius Costa da Silva, de 25; Valmir Santos da Cruz, de 35; Edemarques Batista dos Santos, de 26; e Iago Lima Santos, de 21. Uma das vítimas ainda não foi formalmente identificada.
Diante do cenário, a Operação Dominus Areae mobiliza equipes especializadas da Polícia Militar com o objetivo de intensificar o patrulhamento, ampliar abordagens e sufocar a atuação de grupos criminosos na região. A ação busca restabelecer a ordem e coibir novas ocorrências de violência, reforçando o combate às facções responsáveis pela escalada de homicídios no município.
Segundo o comandante do CPR Médio Rio de Contas, coronel Wagner Luiz Alves Ferreira, o reforço policial permanecerá por tempo indeterminado, com o objetivo de combater os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), coibir o tráfico de drogas e enfraquecer a atuação de grupos criminosos, garantindo a ordem pública.
Assista:
Violência na Bahia
A Bahia tem cinco cidades entre as dez mais violentas do Brasil, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025.
Na Bahia, Jequié, na região sudoeste do estado, é a segunda cidade mais violenta. Antes, ocupava o terceiro lugar no ranking das cidades mais violentas do país. Agora, assumiu o segundo lugar, com taxa de mortalidade de 77,6 por 100 mil habitantes.
LEIA MAIS: Sérgio Nahas é preso na Bahia quase 24 anos após matar esposa
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).