Bahia tem cinco cidades entre as dez mais violentas do país
Na Bahia, entre as cinco cidades mais violentas do Brasil, Jequié lidera a lista de municípios
Por Dinaldo dos Santos.
A Bahia tem cinco cidades entre as dez mais violentas do Brasil, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, publicado nesta quinta-feira (24).
+ Anuário de segurança: Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, aparece em primeiro lugar. O município cearense contabilizou 87 mortes violentas intencionais (MVI) em 2024, atingindo taxa de 79,9 mortes por grupo de 100 mil habitantes.
+ Salvador volta a ser capital mais violenta do Brasil, aponta anuário
Bahia tem cinco cidades entre as dez mais violentas do país
Na Bahia, Jequié, na região sudoeste do estado, é a segunda cidade mais violenta. Antes, ocupava o terceiro lugar no ranking das cidades mais violentas do país. Agora, assumiu o segundo lugar, com taxa de mortalidade de 77,6 por 100 mil habitantes.
+ Atlas da Violência: a cada duas horas, cinco jovens foram assassinados
Embora tenha apresentado uma redução de 2,2% no número de mortes violentas intencionais entre 2023 e 2024, passando de 134 para 131 vítimas, Jequié permanece como uma das mais violentas do país. O município consta ainda do ranking das maiores taxas de letalidade policial.
O terceiro lugar do ranking é do município de Juazeiro, no norte da Bahia, que viu o número de mortes violentas intencionais crescer 9,6% no último ano e chegar a 194 vítimas, taxa de 76,2 por 100 mil. Com pouco mais de 250 mil habitantes, Juazeiro fica a mais de 500km de distância da capital, e reflete a interiorização da violência que tomou o Estado, em grande medida pela expansão de grupos criminosos.
Na quarta posição entre as cidades mais violentas do país está Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A cidade, que aparecera em segundo lugar no ranking do ano anterior, apresentou redução de 12,1% no número de vítimas de MVI, passando de 272 mortos em 2023 para 239 em 2024. Apesar da melhora, a taxa se mantém elevada, com 74,8 mortes por 100 mil.
Em sétimo lugar no ranking das cidades mais violentas do país está Simões Filho, também na RMS. O município, que figura há anos entre os mais violentos do país, tem sido alvo de disputas entre grupos criminosos como Bonde do Maluco (BDM) e Comando Vermelho.
Em décimo lugar encontra-se a cidade de Feira de Santana, na Bahia, que no ranking anterior ocupava a sexta posição. A cidade apresentou redução de 6,5% no número de vítimas de mortes violentas intencionais, mas segue com taxa elevada, de 65,2 mortes por 100 mil.
Em junho deste ano, uma liderança do narcotráfico vinculada à facção Bonde do Maluco foi presa em São Paulo, em uma operação conjunta da FICCO8 , evidência dos vínculos entre a organização criminosa local e o PCC.
LEIA MAIS: Polícia Civil prende 'Lerdo', líder do tráfico em São Francisco do Conde
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).