Operação Paredão: carros e aparelhos de som são apreendidos na Baixa Fria
A Operação Paredão apreendeu quatro carros e equipamentos de som na Baixa Fria
Por Lucas Pereira.
Durante a realização de nova fase da Operação Paredão, feita por equipes do Comando de Policiamento Regional da Capital Atlântico (CPRC-A), foram apreendidos carros e aparelhos de som durante uma festa paredão na Baixa Fria, no bairro da Boca do Rio, entre a noite de sábado (8) e a madrugada deste domingo (9).

No total foram de quatro veículos apreendidos por estarem em desacordo com as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além dos automóveis, foram apreendidos aparelhos de som com potência acima do permitido em legislação, utilizados comumente em paredões.
A Polícia Militar da Bahia orienta que as denúncias de som abusivo e perturbação do sossego podem ser feitas através do Disque-Denúncia 181 ou do telefone 190.
Vale lembrar que no mês de setembro, dois automóveis equipados com som “paredão” foram apreendidos nos bairros de São Rafael e Sete de Abril, em Salvador. De acordo com a PM, as equipes da 50ª Companhia Independente realizavam a Operação Paredão, na Avenida Aliomar Baleeiro, quando encontraram um veículo com som em volume elevado em via pública. O carro foi encaminhado ao pátio do Detran para as medidas administrativas cabíveis.
Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado mostrou que entre janeiro e agosto de 2025, 31 pessoas foram baleadas em paredões realizados em Salvador e Região Metropolitana, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. O número representa um aumento de 287,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados oito casos — seis mortes e dois feridos, sendo apenas uma morte em ação policial, ocorrida durante uma festa do tipo paredão.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).