Número de baleados em eventos e festas tipo paredão aumentou 287,5% na RMS
Entre janeiro e agosto, 31 pessoas foram baleadas em eventos e festas tipo Paredão em Salvador e região metropolitana
Por Bruna Castelo Branco.
Entre janeiro e agosto de 2025, 31 pessoas foram baleadas em eventos em Salvador e região metropolitana, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. O número representa um aumento de 287,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados oito casos — seis mortes e dois feridos, sendo apenas uma morte em ação policial, ocorrida durante uma festa do tipo paredão.
Dos 31 baleados neste ano, nove morreram — alta de 50% — e 22 ficaram feridos, aumento de 1.000% em relação ao ano anterior. Seis vítimas ocorreram em ações policiais (três mortos e três feridos), um crescimento de 500% em comparação a 2024.
+ Cabeça humana é encontrada em contêiner de lixo em Mussurunga
+ Suspeito de gerenciar tráfico de drogas é preso em Cruz das Almas
Os dados mostram que 55% dos baleados — 17 pessoas — foram atingidos em festas paredão, incluindo cinco em operações policiais. “Cinco das seis pessoas baleadas pela polícia em eventos neste período foram atingidas em festas paredão”, observa o levantamento, indicando que, historicamente, esse tipo de evento tem sido alvo de criminalização.
+ Dois homens são mortos durante ataque a tiros na Mata Escura
Do total de baleados em 2025, 22 eram homens, seis mulheres e três pessoas com gênero não identificado. Em relação à idade, 25 eram adultos (nove mortos e 16 feridos), dois adolescentes e uma criança ficaram feridos. Entre as vítimas com identificação racial, sete eram negras e uma branca.
Em nota enviada ao Aratu On, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que "as Forças Estaduais e Federais intensificaram o combate ao crime organizado e aumentaram em cerca de 20% o número de armas apreendidas em toda a Bahia". Além disso, ressaltou que a atuação dos agentes de segurança no estado contribuiu com a "a redução de 6% dos registros de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte no estado".
Leia na íntegra:
A Secretaria da Segurança Pública ressalta que, em 2025, as Forças Estaduais e Federais intensificaram o combate ao crime organizado e aumentaram em cerca de 20% o número de armas apreendidas em toda a Bahia. Nos primeiros oito meses do ano, cerca de 4.500 armamentos, entre eles 66 fuzis, foram retirados das ruas, representando uma média de 20 armas por dia.
Destaca ainda que esta atuação incansável dos homens e mulheres da Segurança tem relação direta com a redução de 6% dos registros de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte no estado.
Reitera, por fim, o compromisso dos investimentos contínuos nas Forças Policiais, ampliando as ações integradas entre as Forças Estaduais e Federais, fechando o cerco contra o crime organizado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).