MP-BA inaugura espaço de acolhimento a vítimas de violência em Salvador

MP-BA inaugura, nesta segunda - feira, o novo espaço permanente de acolhimento a vítimas de violência no Shopping Bela Vista

Por Laraelen Oliveira.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) irá inaugurar nesta segunda-feira (11), às 9 horas, o primeiro espaço permanente de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero, instalado dentro de um estabelecimento privado. O local funcionará no primeiro piso do Shopping Bela Vista, no espaço do cliente.

A iniciativa integra o projeto “Luto por Elas” do MP-BA e conta com a parceria do bloco carnavalesco “As Muquiranas”, da Prefeitura de Salvador e de outros apoiadores. O objetivo é oferecer atendimento humanizado, acolhimento e encaminhamento dos casos de forma ágil e segura.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, as seis principais cidades da região Sul da Bahia registraram, ao todo, 2.766 casos/Foto: Reprodução  

O novo espaço terá funcionários capacitados, além de estagiários de Psicologia e Assistência Social, que irão realizar oitivas, preencher formulários de avaliação de risco e orientar as vítimas sobre os serviços de proteção disponíveis.

No mesmo dia e local, também será inaugurada a “Sala Agosto Lilás”, que funcionará durante todo o mês com ações de conscientização e prevenção da violência contra a mulher, bem como orientações para as vítimas.

Aumento nas denúncias de violência doméstica 

Dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 mostram que as denúncias de violência doméstica no Brasil seguem em crescimento. Em 2024, foram registradas 132.084 ocorrências, um aumento de 15,2% em relação a 2023. Do total, 83.612 denúncias partiram da própria vítima, 48.316 de terceiros e 156 do próprio agressor.

Em 2025 foram concedidas 296.043 medidas protetivas de urgência, média superior a 74 mil por mês/Foto: Freepik

No primeiro semestre de 2025 (janeiro a julho), já foram contabilizadas 86.025 denúncias, o que representa um aumento de 2,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério das Mulheres, com base no painel do Ligue 180.

O crescimento nas estatísticas, segundo especialistas, pode refletir tanto o aumento real da violência quanto a ampliação da confiança das vítimas nos canais de denúncia.

Leia também: Gerente do tráfico é presa com quase R$ 30 mil em Feira de Santana

Leia também: Incêndio atinge pousada em Stella Maris na manhã de domingo

Leia também: 'Gatonet': Incêndio em cabos mobiliza bombeiros em Sussuarana

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.