MP-BA denuncia vereador baiano por tráfico e ligação com BDM

Vereador baiano foi preso em novembro dentro da residência do líder local da facção, em Itabela, no sul da Bahia

Por Anna Caroline Santiago.

O vereador de Itabela, Lucas de Souza Lemos (União Brasil), se tornou alvo de uma denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), sob a acusação de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo o órgão, o parlamentar íntegra a organização criminosa Bonde do Maluco (BDM) desde 2020, tendo intensificado sua atuação no grupo a partir de 2022.

MP-BA denuncia vereador baiano por tráfico e ligação com BDM.Foto: Reprodução

Lemos foi preso em flagrante pela Polícia Militar na residência do líder local da facção, em Itabela, no sul do estado. No último dia 9 de dezembro, a Justiça converteu a prisão em preventiva, mantendo o vereador detido por tempo indeterminado.

As investigações apontam que o parlamentar desempenhava funções que iam além do financiamento do tráfico. O MP-BA detalha que Lucas atuava no compartilhamento de informações estratégicas sobre facções rivais, auxiliando a liderança do BDM na região.

Em nota, a Câmara de Vereadores de Itabela informou que acompanha o caso e que avaliará medidas cabíveis conforme a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno. Já o presidente municipal do União Brasil, Jorge Leones Santana Costa, afirmou que o partido foi "surpreendido" e aguarda o avanço das investigações antes de deliberar sobre a situação do filiado.

Veja outros casos

Vereador é preso por envolvimento em esquema bilionário do BDM

Saiba quem é o vereador detido por envolvimento em esquema bilionário do BDM. Foto: Reprodução

O vereador Marcão da Pipa (PSB), do município de Jaguari, localizado no Centro-Norte da Bahia, está entre as seis pessoas presas na segunda etapa da Operação Anátema, deflagrada nesta sexta-feira (5). Saiba quem é o vereador detido por envolvimento em esquema bilionário do BDM.

De acordo com a Polícia Civil, o edil já havia sido alvo da fase inicial da investigação, quando um imóvel ligado a ele foi alvo de mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça.

Marcão e os demais detidos são apontados como integrantes de uma estrutura que atuaria como suporte financeiro de um esquema responsável por movimentar R$ 4,3 bilhões em benefício da facção Bonde do Maluco (BDM).

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.