Saiba quem é vereador preso por envolvimento em esquema bilionário do BDM

Marcão da Pipa já havia sido alvo da fase inicial da investigação, quando um imóvel ligado a ele foi alvo de mandado de busca e apreensão

Por João Tramm.

O vereador Marcão da Pipa (PSB), do município de Jaguari, localizado no Centro-Norte da Bahia, está entre as seis pessoas presas na segunda etapa da Operação Anátema, deflagrada nesta sexta-feira (5). Saiba quem é o vereador detido por envolvimento em esquema bilionário do BDM.

De acordo com a Polícia Civil, o edil já havia sido alvo da fase inicial da investigação, quando um imóvel ligado a ele foi alvo de mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça.

Marcão e os demais detidos são apontados como integrantes de uma estrutura que atuaria como suporte financeiro de um esquema responsável por movimentar R$ 4,3 bilhões em benefício da facção Bonde do Maluco (BDM).

O grupo é liderado por Fábio Souza Santos, conhecido como “Geleia”, considerado um dos criminosos mais perigosos da Bahia e foragido desde 2023. Avanços no cruzamento de dados financeiros e patrimoniais permitiram que a polícia identificasse o vereador entre os envolvidos.

Saiba quem é o vereador detido por envolvimento em esquema bilionário do BDM

Saiba quem é o vereador detido por envolvimento em esquema bilionário do BDM

O político foi eleito em 2024 com 1.109 votos, o equivalente a 5,96% dos votos válidos, assegurando sua cadeira na Câmara Municipal. Marcão da Pipa se tornou figura conhecida na região por sua atuação comunitária, sobretudo em áreas periféricas e na zona rural. Sua imagem pública se consolidou por meio de ações relacionadas ao abastecimento de água por carros-pipa — origem do apelido que carrega.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Os mandados desta nova fase foram executados em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana e Santo Estêvão, além de municípios de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. A etapa precisou ser antecipada após informações sigilosas da investigação chegarem à imprensa baiana, o que acabou comprometendo parte da estratégia de captura.

A operação desta quinta-feira foi coordenada de forma integrada por equipes especializadas da Bahia e forças policiais de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Operação Anátema

Esta não é a primeira prisão de um representante do legislativo de município baiano no âmbito desta mesma operação. Em setembro, o vereador Ailton Leal de Araújo (PT), de Santo Estêvão, foi capturado junto a outros seis integrantes do esquema. Na ocasião, a polícia apontou que ele seria irmão de um traficante considerado de “alta periculosidade”.

As investigações, iniciadas em 2023, revelaram um esquema estruturado de movimentação financeira ilícita, envolvendo empresas de fachada e contas bancárias de terceiros para ocultar recursos provenientes do tráfico de entorpecentes.

Ailton Leal é vereador em Santo Estêvão | Foto: @ailtonleall/Instagram

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.