Homem é preso em cidade da Bahia por ameaças contra jornalistas do DF
Suspeito de 21 anos foi preso em Ribeira do Pombal durante a Operação Ágora por ameaças contra jornalistas do DF com conteúdos violentos e racistas
Por Lucas Pereira.
Um homem de 21 anos foi preso na cidade de Ribeira do Pombal, na Bahia, por ameaças contra jornalistas do Distrito Federal, incluindo juras de morte e até de estupro, nesta quarta-feira (11). Batizada de Operação Ágora, a ação conjunta uniu equipes das Polícias Civis do Distrito Federal e da Bahia.

De acordo com apuração do Aratu On, o investigado enviava diariamente ameaças de morte e estupro a repórteres, além de conteúdos perturbadores, como vídeos de execuções, mutilação de animais, material racista e arquivos de abuso sexual infantil.
Através da análise de vestígios digitais, a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF) conseguiu rastrear a origem das mensagens até a Bahia. Durante a prisão, foram apreendidos dispositivos eletrônicos que continham vasto material ilegal, confirmando que o suspeito não apenas armazenava, mas também participava de grupos dedicados ao compartilhamento de pornografia infantil.
O homem confessou os crimes e responderá por perseguição, violência psicológica, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. Segundo a PC, somadas, as penas podem ultrapassar os 14 anos de reclusão. O material apreendido passará por perícia técnica para identificar outros possíveis integrantes da rede criminosa.
A justificativa para o nome da operação, "Ágora", remete ao espaço grego de debate público, reforçando que a liberdade de expressão não pode ser confundida com anonimato para práticas criminosas.
Metanol em Ribeira do Pombal: quem são as vítimas?
Sete pessoas, sendo cinco mulheres e dois homens, com idades entre 30 e 48 anos, foram internadas com suspeita de intoxicação por metanol. O caso ocorreu durante uma festa de noivado, quando as vítimas passaram a apresentar sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão embaçada.
Devido à gravidade do quadro, duas das vítimas já foram transferidas para o Hospital Couto Maia, em Salvador, unidade de referência para esses casos.
A apuração do Aratu On identificou cinco dos sete pacientes. São eles:
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
-
Viviane Soares: cantora e professora de música;
-
Josy Soares: irmã de Viviane;
-
Edicicleia Andrade: professora da rede estadual e cunhada das irmãs Soares (transferida para Salvador);
-
Daniele: segunda paciente transferida para a capital;
-
Vinícius: internado em estado grave. Segundo relatos de vizinhos, ele não participou do noivado, mas teria consumido bebidas adquiridas no mesmo fornecedor dias antes do evento.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).