Guerra entre facções fecha escolas e unidades de saúde no Recôncavo Baiano
Guerra entre facções teria sido provocada pela invasão de integrantes do CV, em uma área controlada pelo BDM
Uma guerra entre facções criminosas no município de São Félix, no Recôncavo Baiano, provocou a suspensão de atividades em repartições públicas, escolas e unidades de saúde em Muritiba, cidade vizinha localizada a cerca de quatro quilômetros. Desde a madrugada desta terça-feira (11), moradores relatam intensas trocas de tiros em vários pontos da região.

De acordo com informações iniciais, o confronto teria sido provocado pela invasão de integrantes da facção carioca Comando Vermelho (CV), em uma área dominada pelo Bonde do Maluco (BDM) - principal rival.
Em nota, a Polícia Militar informou que equipes do Batalhão de Choque foram enviadas a São Félix, no final da tarde desta terça, para reforçar o combate aos criminosos. A corporação destacou que as ações estão sendo realizadas tanto na zona urbana quanto em áreas de mata fechada, com bloqueios estratégicos em pontos da região.
A violência também afetou o tráfego na BR-101, que chegou a ser parcialmente interrompido.
Por meio das redes sociais, a Prefeitura de Muritiba comunicou a suspensão temporária das atividades em escolas, postos de saúde e demais repartições públicas. A gestão municipal recomendou que a população permaneça em casa até que a situação seja controlada.
“Pedimos que todos, dentro do possível, permaneçam em casa até que o cenário esteja totalmente normalizado”, informou o comunicado oficial.
Equipes da Polícia Civil seguem atuando na coleta de informações e no mapeamento de áreas sensíveis, com o objetivo de identificar e prender os envolvidos na disputa.

Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Salvador volta a ser capital mais violenta do Brasil, aponta anuário
O índice refere-se à taxa de mortes violentas intencionais, quando há intenção de causar a morte ou lesões graves. No caso de Salvador, a taxa é 52 – a média nacional é 20,4. Foram 1.335 mortes violentas registradas na cidade neste período.
Apesar da liderança do ranking, a capital baiana teve queda de 10,8% na taxa de mortes violentas intencionais. O recuo foi acima da média nacional, de 5,1%.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da segurança pública.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).