Gestor de abrigo é preso por submeter idosos a condições degradantes

O gestor de uma abrigo para idosos foi preso durante a Operação Virtude, que relevou uma situação de negligência e insalubridade no bairro de Massaranduba

Por Da redação.

Um gestor de abrigo foi preso em flagrante nesta quarta-feira (22), por submeter pessoas idosas a condições desumanas e degradantes no bairro de Massaranduba, em Salvador. A prisão ocorreu durante a Operação Virtude, que tem como objetivo combater crimes contra idosos e pessoas com deficiência.

Gestor De Abrigo E Preso Por Submeter Idosos a Condicoes Degradantes

De acordo com a polícia, o local apresentava ambiente insalubre e sinais de negligência. Os idosos eram mantidos em condições precárias, com falta de higiene, alimentação inadequada e ausência de cuidados básicos.

O responsável pela instituição foi autuado em flagrante com base no Estatuto do Idoso, que prevê punição para quem expõe a perigo a integridade e a saúde de pessoas idosas, submetendo-as a situações degradantes ou privando-as de cuidados indispensáveis.

As vítimas foram encaminhadas para avaliação médica e acompanhamento social por meio da rede de proteção local.

Um Gestor De Abrigo Foi Preso Em Flagrante Operação Virtude | Foto: Ilustração Pexels

A operação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso (Deati), com apoio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca).

As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas e apurar a extensão dos crimes cometidos.

Um caso parecido ocorreu em Alto de Coutos. A Justiça acatou denúncia do MP-BA contra gestora de Lar de Idosos. A representação foi apresentada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra Luzania Silva Oliveira, administradora da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Lar Sagrada Família.

Em Itapuã, situação semelhante levou a prisão do gestor do lar de idosos Nossa Senhora das Candeias, no bairro de Itapuã. Ele teve a medida preventiva decretada  pela Justiça após solicitação do Ministério Público do Estado da Bahia. 

EM 2024, o  Ministério Público da Bahia realizou  o fechamento do ‘Lar de Idosas Filhas de Dulce’, no bairro da Liberdade, em Salvador, que funcionava em imóvel de órgão público ocupado de forma irregular.

LEIA MAIS: Lula anuncia que será candidato a quarto mandato em 2026

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.