Ex-diretora de presídio de Eunápolis pode deixar presídio; saiba detalhes

Decisão judicial autoriza progressão para o regime domiciliar e alvará de soltura já foi encaminhado à unidade prisional de Itabuna

Por Da redação.

Fonte: Alô Juca

Joneuma Silva Neres, de 35 anos, ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, deve ser liberada do presídio de Itabuna nesta terça-feira (17). A decisão judicial que autorizou a progressão para o regime domiciliar já teve o alvará de soltura expedido e encaminhado à unidade prisional.

Ex Diretora De Presídio De Eunápolis

Para manter o benefício, Joneuma deverá seguir regras rígidas: permanência integral na residência, salvo saídas autorizadas ou emergências médicas (que devem ser reportadas em 24h); comprovação de endereço: Ela tem cinco dias para chegar ao local de residência e deve enviar um vídeo ao processo — que corre em sigilo — para confirmar o deslocamento.

O caso da ex-diretora de presídio de Eunápolis

Presa em janeiro de 2025, Joneuma é investigada por supostamente facilitar a fuga de 16 detentos em dezembro de 2024. As investigações do Ministério Público apontam um possível conluio com facções criminosas e favorecimento de internos

De acordo com a denúncia, à qual o Aratu On obteve acesso na ocasião, “a intermediação de Joneuma nas atividades criminosas em benefício dos membros do PCE lhe rendeu valores próximos de R$ 1,5 milhão. Só para ajudar na fuga em Eunápolis, segundo o MP, há relatos de que Joneuma teria recebido aproximadamente R$ 800 mil.

Leia também:

+Vencidas! Polícia apreende 25 toneladas de salsichas fora da validade na BR-324

+Homem é preso por estupro de criança de 9 anos em Eunápolis

+Homem é preso por agredir mãe, atacar irmão e estrangular animal na Bahia

O Ministério Público detalha que Joneuma se aproximou do líder do PCE, Ednaldo Pereira Souza, o “Dada”, com quem manteve relacionamento afetivo. Ela recebia ordens diretas dele para garantir regalias dentro do presídio de Eunápolis, como “acesso irrestrito a freezers, refeições especiais (moquecas de camarão, lasanhas, chesters), equipamentos sonoros, caixas de som e visitas íntimas dentro dos pavilhões.”

Primeira mulher a gerir um presídio masculino na Bahia, ela ocupou o cargo por nove meses antes de ser afastada devido ao episódio da fuga em massa.

Joneuma Silva Neres, De 35 Anos

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.